Porto Moniz em debate na TSF-Madeira
Depois do arranque ontem, com os candidatos do Porto Santo, a TSF-Madeira prossegue esta manhã o ciclo de 11 debates dedicado às eleições autárquicas de 12 de Outubro. Dentro de instantes será a vez de Porto Moniz, concelho onde estão na corrida cinco forças políticas, quem têm como cabeças-de-lista Olavo Câmara (PS), Dinarte Nunes (PSD/CDS), João da Conceição Jesus (JPP), - os que foram convidados para o debate - bem como Paulo Jardim (CDU) e Miguel Pereira (Chega).
O confronto de ideias será moderado por Ricardo Miguel Oliveira, director do DIÁRIO e da TSF-Madeira, que assegura a condução de todos os debates programados até ao fecho da série, abrangendo os 11 municípios da Região.
Critérios
A TSF realiza entre 15 e 25 de Setembro, debates políticos alusivos às Autárquicas, apenas entre três cabeças-de-lista à Câmara Municipal em cada concelho, com excepção do concelho do Funchal que terá quatro participantes.
Atendendo a que a Lei n.º 72-A/2015, de 23 de julho, estabelece que “no período eleitoral os debates entre candidaturas promovidos pelos órgãos de comunicação social obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação, devendo ter em conta a representatividade política e social das candidaturas concorrentes”. E que “a representatividade política e social das candidaturas é aferida tendo em conta a candidatura ter obtido representação nas últimas eleições, relativas ao órgão a que se candidata”, a TSF estabeleceu dois critérios cumulativos.
- São apenas convocados os cabeças-de-lista oriundos de partidos ou movimentos que tenham eleito vereadores para a Câmara em 2021 e que concorram em 2025.
- Os lugares remanescentes serão ocupados por uma candidatura que não tenha ocorrido em 2021 e que o faça agora, com a representatividade a ser aferida pela pertença do cabeça-de-lista a um partido com assento parlamentar na ALM, ou por este apoiado, por ordem de importância da percentagem obtida em cada concelho nas últimas Regionais. Ou então por candidatura que tendo ocorrido em 2021 tenha actualmente representação no parlamento regional, pela mesma ordem de importância.