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O que fazer para receber indemnizações pela bagagem perdida

A legislação europeia é clara em relação às indemnizações a pagar pelas companhias aéreas por bagagem pedida, atrasada ou danificada

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Em 2024, segundo uma estimativa da AirAdvisor – plataformas online especializada nos direitos dos passageiros  – terão sido extraviadas, em Portugal, mais de 851 mil malas. Um número elevado que, se fossem aplicadas as normas europeias de indemnizações, poderia atingir o valor astronómico de 1,6 mil milhões de euros.

As contas da AirAdvisor resultam das normas da União Europeia que determina o valor das indemnizações a pagar aos passageiros nos casos de perda, atraso ou dano nas bagagens.

Os dados, divulgados esta semana pela plataforma, têm por base o relatório da da SITA – Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas. Um estudo que conclui que há 12,3 malas extraviadas por cada 1.000 passageiros na Europa. Com base nesse valor, tendo em conta o número de passageiros nos aeroportos portugueses, é possível chegar a mais de 850.000 malas. Em 2024, os maiores aeroportos portugueses receberam quase 70 milhões de passageiros, segundo a ANA – Aeroportos de Portugal.

A AirAdvisor, que presta serviço de apoio aos passageiros, lembra que nem todas as malas extraviadas ou atrasadas dão direito a indemnização. No entanto, a maioria dos passageiros desconhecem os seus direitos.

Compensação por bagagem atrasada:

  • Tem direito a compensação de acordo com o Regulamento da UE 889/2002 e a Convenção de Montreal.
  • De acordo com o Regulamento da UE 889/2002, a compensação pode ir até 1.920€, dependendo do valor dos itens e da duração do atraso.
  • É necessário notificar a companhia aérea rapidamente. O prazo de reclamação varia entre 7 e 21 dias.
  • Guarde todos os comprovativos do voo e das despesas essenciais (que a companhia pode cobrir).
  • Após 21 dias sem localização da bagagem, esta é considerada perdida.

Entende-se por:

  • Bagagem atrasada. Quando a bagagem não chega ao destino final ao mesmo tempo que o passageiro.
  • Bagagem perdida. Se a bagagem não for localizada após um determinado período que pode variar entre 5 e 21 dias.
  • Bagagem danificada. Refere-se a danos causados à mala ou ao seu conteúdo enquanto está sob responsabilidade da companhia aérea.

Resolução IATA 753

É uma norma da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) criada para melhorar o rastreamento de bagagens ao longo de todo o percurso de viagem. A Resolução 753 impõe às companhias aéreas a obrigação de rastrear a bagagem em quatro momentos chave:

-   No momento do check-in;

-    Quando a bagagem é carregada no avião;

-   Durante a transferência entre voos;

-  Na chegada ao destino final.

O que fazer em caso de problemas com a bagagem

Se a sua bagagem está atrasada ou perdida:

-    Certificar-se de que tem consigo o cartão de embarque e o comprovativo de despacho da bagagem. Em alternativa, também pode utilizar qualquer documento com o número da reserva.

-    Informar a companhia aérea ou dirigir-se ao balcão de Perdidos e Achados.

-   Preencher o Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR). Guardar uma cópia do documento e do número de.

-    Manter todos os comprovativos de compras de itens essenciais que precisou de adquirir enquanto aguardava pela bagagem e fazer uma lista detalhada dos objectos que estavam na mala. Caso tenha os recibos de compra, junte-os ao processo. 

No caso de a bagagem estar danificada:

-   Ter todos os documentos consigo.

-    Apresentar imediatamente no aeroporto a bagagem danificada para inspecção.

Documentos para registar uma reclamação de bagagem:

  • Informações pessoais.
  • Descrição da bagagem e dos objectos que continha.
  • Comprovativos de despacho de bagagem fornecidos no check-in.
  • Cartão de embarque do voo no qual a bagagem foi perdida ou danificada.
  • Cópia do Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR) ou da reclamação de danos.
  • Recibos para apoiar a sua reclamação de reembolso.

Prevenir a perda de bagagem

Para evitar a perda de malas recomenda-se etiquetar a bagagem com informações de contacto atualizadas. Manter objectos de valor e documentos importantes na bagagem de mão também é uma prática recomendada. 

Verificar sempre a etiqueta de destino antes de despachar a bagagem para garantir que está correcta.

Também é aconselhável tirar fotos do conteúdo da mala antes de viajar para facilitar qualquer processo de reclamação.