DNOTICIAS.PT
Madeira

Aeroporto da Madeira associa-se a campanha de sensibilização para rastreio do cancro do pulmão

A mensagem que consta dos mupis digitais apela ao rastreio de base populacional em curso. 
A mensagem que consta dos mupis digitais apela ao rastreio de base populacional em curso. , Foto DR

O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo associou-se a uma campanha de sensibilização para o rastreio do cancro do pulmão, promovida pela Pulmonale  - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão.

Com um conjunto de mupis digitais que ostentam frases como 'Se fuma até hoje, o rastreio devia ser para ontem!', é feito um apelo a favor do rastreio de base populacional para esta doença, umas das mais mortais em todo o mundo. 

Esta campanha, que está presente em vários pontos do País, visa associar-se ao mês de Novembro como mês de sensibilização para o cancro do pulmão.

"Sendo o tabagismo o principal factor de risco no cancro do pulmão, cuja causa é em mais de 80% atribuída ao tabaco, a PULMONALE acredita que é fundamental implementar o rastreio junto da população, bem como incentivar a adopção de estilos de vida saudável que podem levar ao abandono de hábitos tabágicos", refere a associação, em comunicado. 

Em Portugal, ocorrem cerca de 5.077 mortes por ano devido a esta doença e, em todo o mundo, o cancro do pulmão é o mais mortal, com mais de 1,8 milhões de óbitos. Estima-se que o rastreio a esta neoplasia maligna reduza a mortalidade em pelo menos 20%.