DNOTICIAS.PT
Madeira

Sofia Canha deputada em São Bento por oito dias

None

Sofia Canha tomou posse esta manhã enquanto deputada socialista na Assembleia da República no lugar de Paulo Cafôfo naquela que será a primeira sessão plenária. Será um exercício de funções por oito dias enquanto os novos membros do Governo da República não assumem funções, cerimónia prevista para a próxima terça-feira.

Será, portanto, um período de transição até que Cafôfo deixe a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, cargo que ocupou durante 24 meses. Trata-se, de resto, de um procedimento habitual sempre que este tipo de situação acontece com deputados eleitos e com cargos de governação.

A outra forma de contornar esta situação seria o próprio Paulo Cafôfo pedir a exoneração de Secretário de Estado, procedimento que os socialistas preferiram não adoptar esperando mais uma semana e passar a pasta com normalidade que o momento exige.

No novo quadro parlamentar, a XVI legislatura terá três deputados eleitos pelo circulo da Madeira: Pedro Coelho, Paula Margarido e Paulo Neves (PSD) Paulo Cafôfo e José Miguel Iglésias (PS) e ainda Francisco Gomes (Chega). Junta-se ainda o madeirense Carlos Pereira que foi eleito pelo PS mas pelo circulo de Lisboa.

O hemiciclo será composto por 78 deputados do PSD, outros tantos para o PS, 50 para o Chega, 8 pra o IL, 5 para o BE, 4 para o PCP, 4 para o Livre, 2 para o CDS e 1 para o PAN. 

Nestas contas nota-se igualmente a presença de 154 homens e 76 mulheres, 30% são parlamentares estreantes, 11 eram autarcas - Pedro Coelho é um deles - que renunciaram ao cargo e o mais velho - Diogo Pacheco de Amorim, de 75, e representa o Chega.