DNOTICIAS.PT
Madeira

Inscrições para o concurso do ‘Melhor Bolo de Chocolate do Funchal’ terminam hoje

Conheça os assuntos em agenda nesta segunda-feira, 18 de Março, na Madeira

None

A Câmara Municipal do Funchal promove a 28 de Março, no Mercado dos Lavradores, a 7.ª edição do concurso ‘O Melhor Bolo de Chocolate do Funchal’ mas os interessados têm de se inscrever até esta segunda-feira.

O concurso insere-se na iniciativa anual do “Mercado do Chocolate” e decorrerá no dia 28 de Março, entre as 09h30 e as 13h00, no espaço destinado a feiras e eventos localizado no 3.º piso do Mercado dos Lavradores. Os concorrentes habilitam-se a ganhar os seguintes prémios: 250 euros para o 1.º lugar, 200 euros para o 2.º lugar e 150 euros para o terceiro lugar.

Para determinar os três melhores bolos de chocolate, serão considerados diversos critérios, como: a apresentação, decoração e empratamento; a originalidade e a criatividade; a cozedura; a degustação e a textura. Será valorizada a utilização de um ou mais produtos regionais, nomeadamente a banana, o funcho, o maracujá, o mel de cana e o vinho Madeira.

A adesão à presente iniciativa municipal é gratuita, mas carece de inscrição, sendo que o prazo termina hoje.

De acordo com a autarquia presidida por Cristina Pedra, o objectivo desta iniciativa é fomentar a criatividade e a inovação culinária, na área da pastelaria, desafiando os participantes, amadores e profissionais, a criar receitas únicas de bolo de chocolate, reforçando e diversificando a identidade gastronómica no concelho do Funchal.

ASSUNTOS QUE ESTÃO NA AGENDA DE HOJE NA MADEIRA:

10h00 - II Semana do Ambiente de Santa Cruz, com cerimónia de hastear da bandeira ‘Eco-Escolas’ e apresentação de mascote na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço

11h00- Apresentação do projecto de expansão do loteamento do bairro das Feiteirinhas, freguesia do Caniçal, com presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque

11h30- 562.º Aniversário Ribeira Brava, com inauguração da exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos da Universidade Sénior, na sede da Junta de Freguesia da Ribeira Brava

12h00- Conferência de imprensa de apresentação da próxima edição do Mercado de Automóveis Usados, na sede da ACIF, à Rua dos Aranhas n.º 26

14h00- Inauguração da exposição ‘What is Watt?’, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.

16h30- Iniciativa política com o eurodeputado João Pimenta Lope (CDU), sobre a renovação da frota de pesca na Madeira, a ter lugar no varadouro de Câmara de Lobos

17h00- O presidente do Governo Regional visita a obra de alargamento do Caminho dos Serrões, no Estreito da Calheta, a qual foi concluída pela Câmara Municipal da Calheta

17h30- Palestra 'Smart Islands Hub’ sobre aplicação de Inteligência Artificial Generativa à Engenharia – na Ordem dos Engenheiros Técnicos, Rua da Carreira, n.º 99

18h00- Inauguração da exposição 'Os Monstros' de António Aragão, na Galeria Tratuário, na Rua da Carreira, n.º 119, com presença do presidente da Assembleia da Madeira

19h00- Apresentação do Clube Automóvel da Calheta, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Calheta

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 18 DE MARÇO:

1776 - As forças de George Washington ocupam Boston, no Massachusetts, depois de esta cidade ter sido evacuada pelas tropas britânicas.

1798 - É criado o Observatório Real da Marinha Portuguesa.

1834 - Vitória sobre o regime absolutista com a emissão dos decretos de exoneração do infante D. Miguel e de abolição da Casa do Infantado. Todos os bens são incorporados no património do Reino.

1842 - É promulgado o Novo Código Administrativo português, que prevê a criação dos Governos Civis. Entrará em vigor a 03 de julho, por um período 30 anos.

1871 - O jornal A Revolução de Setembro apresenta o programa do Cenáculo, de Antero de Quental, Eça de Queiroz, Jaime Batalha Reis, Oliveira Martins, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga.

- Início do levantamento da Comuna de Paris.

1875 - É fundado o Ginásio Clube Português, em Lisboa.

1897 - São criadas as Escolas Normais portuguesas, para habilitação de professores de instrução primária.

1901 - É fundado o Centro Nacional Académico, transformado no ano seguinte em Centro Académico de Democracia Cristã.

1900 - Morre, com 33 anos, o poeta português António Nobre, autor de "Só" e "Despedidas".

1911 - É constituído o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a partir do Arquivo do rei, com origem em 1378.

1918 - É fundado o Clube Desportivo Feirense.

1922 - Mahatma Gandhi é preso, na Índia, por desobediência civil.

1938 - O Presidente mexicano, Lazaro Cardenas, nacionaliza os terrenos petrolíferos norte-americanos e britânicos.

1961 - A Força Aérea portuguesa começa os bombardeamentos das possíveis bases da UPA, no Norte de Angola.

1962 - O Governo francês e representantes dos rebeldes argelinos assinam, em Evian-les-Bains, o acordo de cessar-fogo, que põe termo à guerra de libertação da Argélia.

1965 - Morre, com 45 anos, o Rei Farouk I do Egito, no exílio.

1974 - É emitido o segundo e último comunicado do Movimento dos Oficiais das Forças Armadas, até 25 de Abril. Analisa a tentativa de golpe de 16 de março e denuncia o papel da PIDE na perseguição de militares.

1981 - O Governo português considera persona non grata o Embaixador de Cuba em Lisboa, Manuel Esteves Perez.

1982 - Quatro jornalistas de uma equipa de televisão holandesa são abatidos a tiro numa área rural de El Salvador, pelo exército do ditador Somoza.

1983 - Morre, no exílio, Umberto II de Itália. Tinha 78 anos.

1987 - Início, em Pequim, da quarta e última ronda de negociações sobre o processo de transferência da soberania de Macau para a China.

1988 - É constituída a Fundação Oriente.

1990 - Mota Amaral derrota Álvaro Dâmaso nas eleições para a liderança do PSD-Açores.

- Realizam-se as primeiras eleições livres e pluripartidárias na RDA, em 50 anos. Vence a Aliança pela Alemanha, coligação dominada pela democrata cristã CDU.

1991 - O Conselho de Segurança da ONU formaliza o cessar-fogo da Guerra do Golfo.

1996 - O investigador e ensaísta português Óscar Lopes é distinguido com o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, pela sua dedicação à investigação da História da Literatura durante mais de meio século.

- Morre, aos 75 anos, o historiador e professor Jorge Borges de Macedo, director dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo.

- Morre, com 84 anos, o poeta grego Odisseus Elytis, Prémio Nobel da Literatura em 1979.

2001 - Portugal conquista 29 medalhas, sete das quais de ouro, nos I Campeonatos do Mundo de Atletismo em pista coberta para Deficientes Intelectuais.

- Morre, com 65 anos, o músico norte-americano John Phillips, membro fundador do grupo The Mamas and the Papas.

- O Sporting de Espinho conquista a Top Teams Cup, competição de clubes organizada pela Confederação Europeia de Voleibol (atual Taça CEV).

2003 - Os Inspetores de desarmamento da ONU começam a abandonar o Iraque. Cerca de 120 funcionários das Nações Unidas partem da capital iraquiana.

2006 - O filme português "Alice", do realizador Marco Martins, conquista os prémios da crítica internacional e de melhor fotografia no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina.

- É inaugurada a ligação do Metro do Porto até à Póvoa de Varzim.

2007 - O Partido do Centro, liderado pelo primeiro-ministro finlandês Matti Vanhanen, vence as eleições legislativas por uma margem mínima.

2008 - Morre, aos 54 anos, o realizador britânico Anthony Minghella. "O Paciente Inglês" e "Cold Mountain" são dois dos mais premiados filmes realizados por Minghella.

- Morre, aos 90 anos, o escritor inglês Arthur C. Clarke. Era considerado um dos mestres da ficção científica.

2010 - Morre, aos 85 anos, o ator norte-americano Fess Elisha Parker Jr, um ícone do cinema nos Estados Unidos por ter encarnado "Davy Crockett", nos anos 1950.

2011 - As autoridades do Bahrein anunciam ter destruído o monumento da Praça Pérola, em Manamá, símbolo da contestação violentamente reprimida pelas forças governamentais.

2012 - O ex-pastor luterano Joachim Gauck é eleito décimo primeiro Presidente da Alemanha, na Assembleia, na Assembleia Federal, em sufrágio indireto, por grande maioria.

- Samba Djaló, ex-chefe das informações militares da Guiné-Bissau quando Zamora Induta foi chefe das Forças Armadas guineenses, é assassinado a tiro em Bissau.

- Morre, aos 51 anos, António Leitão, antigo atleta, medalha de bronze nos 5.000 metros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles1984, EUA.

2013 - Os ministros das Finanças da Zona Euro aceitam a proposta de Chipre para excluir os proprietários de contas bancárias com menos de 100 mil euros do imposto que se lhes pretendia aplicar, no âmbito do pacote de ajuda financeira de 10 mil milhões de euros.

2014 - Os juízes do Tribunal Constitucional alemão validam definitivamente o Mecanismo Europeu de Estabilidade da zona euro.

- Morre, aos 72 anos, José Medeiros Ferreira, historiador, político e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional (1976-1978), chefiado por Mário Soares, e responsável na elaboração do pedido de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.

2015 - 21 turistas estrangeiros e um polícia tunisino são mortos num atentado contra o museu do Bardo em Tunes, Tunísia.

2016 - A polícia belga detém cinco pessoas na operação antiterrorismo desencadeada em Bruxelas, entre as quais o principal suspeito dos ataques de Paris, Salah Abdeslam, e a família que o acolheu.

- O jornal Diário Económico publica a sua última edição em papel e passa a funcionar apenas em formato "online" e televisivo.

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decreta a reposição dos complementos de reforma aos trabalhadores do setor público empresarial.

- Lula da Silva é ministro-chefe da casa Civil durante cerca de três horas, porque uma terceira liminar (providência cautelar), desta vez, da Justiça Federal de São Paulo, suspende a nomeação feita pela Presidente Dilma Rousseff.

- A União Europeia e a Turquia chegam a acordo sobre a gestão dos fluxos migratórios.

- Morre, aos 91 anos, Joaquim Campos, antigo árbitro internacional português que representou Portugal nos Mundiais de futebol de 1958, na Suécia, e de 1966, em Inglaterra.

2017 - Um homem é abatido no aeroporto de Orly, em Paris, após roubar uma arma a um militar do dispositivo de vigilância antiterrorista e de, antes, já ter disparado sobre agentes numa operação 'stop' e roubado dois carros.

- Morre, aos 68 anos, Bernie Wrightson, autor e ilustrador norte-americano, conhecido por ser um dos responsáveis pela personagem de "Monstro do Pântano".

- Morre, aos 90 anos, Chuck Berry, guitarrista norte-americano.

2018 - Vladimir Putin, 65 anos, é reeleito para um quarto mandato como Presidente da Rússia.

2019 - Pelo menos três pessoas são mortas e nove ficam feridas num tiroteio em Utrecht, Holanda. A polícia divulga algumas horas depois a detenção do principal suspeito, um homem de 37 anos, nascido na Turquia e com um historial que inclui tentativa de assassinato, violação e roubo.

2020 - Covid-19: Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decreta o estado de emergência em Portugal, por 15 dias, a partir das 00:00 de 19 de março, devido à pandemia de covid-19. O estado de emergência é decretado pela primeira vez desde o 25 de Abril de 1974. depois de ouvir o Conselho de Estado e de ter obtido o parecer positivo do Governo e da aprovação do decreto pela Assembleia da República. O estado de emergência contempla o confinamento obrigatório e restrições à circulação na via pública

- O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, classifica o novo coronavírus como um "inimigo da Humanidade".

- O Governo timorense proíbe, durante um mês, a entrada no país a estrangeiros não-residentes que tenham estado num país com casos de covid-19.

- O Governo de Angola decide suspender todos os voos internacionais de e para o país, apesar de o país não ter ainda nenhum caso registado de infeção com o vírus da covid-19.

- As autoridades da Guiné-Bissau anunciam o encerramento das fronteiras e a interdição à aterragem de voos no aeroporto de Bissau.

2021 - Covid-19: As autoridades de saúde portuguesas decidem retomar a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, três dias depois do anúncio de uma suspensão temporária devido a relatos em vários países de casos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

O Parlamento espanhol aprova uma lei que legaliza a eutanásia e o suicídio assistido, tornando a Espanha um dos sete países do mundo a autorizar que um doente com uma doença incurável decida morrer para pôr fim ao seu sofrimento, depois da Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Nova Zelândia e Colômbia.

2022 - A Polícia de Intervenção Rápida invade a sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em Bissau. O partido considera o caso como estratégia dos adversários políticos para impedir a realização do congresso que foi marcado e adiado por duas vezes.

- O português Pedro Pablo Pichardo conquista a medalha de prata no triplo salto nos campeonatos do mundo de atletismo em pista coberta, em Belgrado, ao conseguir 17,46 metros, na segunda tentativa.

- A portuguesa Auriol Dongmo, líder mundial do ano, sagra-se campeã do mundo de lançamento do peso, nos Mundiais em pista coberta, em Belgrado, com um novo recorde nacional absoluto de 20,43 metros.

- Morre, com 77 anos, Michel da Costa, 'chef' distinguido pelo Guia Michelin na década de 1970, responsável pela mesa de 5.040 metros que, em 1998, inscreveu a inauguração da Ponte Vasco da Gama no Livro de Recordes do Guinness, com uma feijoada que serviu mais de 15 mil pessoas.

- Morre, aos 77 anos, Joel Hasse Ferreira, membro do Partido Socialista Português, deputado eleito pela antiga União da Esquerda para a Democracia Socialista, na III legislatura, e pelo PS, na VI, VII, VIII e IX legislaturas, e deputado no Parlamento Europeu.

2023 - Morre, aos 80 anos, Pedro Solbes, politico espanhol, antigo vice-primeiro-ministro no Governo liderado por José Luis Rodríguez Zapatero (2004-2009), secretário de Estado para as Comunidades Europeias na altura em que estava a ser negociada a adesão de Espanha à União Europeia (UE), entre 1985 e 1991, ministro da Agricultura (1991-1993) e da Economia nos governos liderados pelo socialista Felipe González.

- Morre, aos 74 anos, Amável Alves, antigo dirigente e membro do Comité Central do PCP e da CGTP-IN.

Com o saber cresce a dúvida J. W. Goethe (1749-1832), escritor alemão