DNOTICIAS.PT
Madeira

Março Azul sensibiliza para a prevenção e para o rastreio do cancro colorretal

None

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM-LPCC) desafiou a comunidade a juntar-se ao movimento 'Março Azul', que contempla um conjunto de actividades relativas à sensibilização e à prevenção do cancro colorretal.

O programa do mês foi apresentado hoje, na sede do NRM-LPCC, contando com as presenças do presidente do NRM-LPCC, Ricardo Sousa, do director clínico do SESARAM, Júlio Nóbrega, da vice-presidente do SESARAM, Filipa Freitas, e dos médicos Ana Paula Vieira, Orlandina Figueira, Maria Olim, Joana Carvão e Jorge Fernandes.

O cancro colorretal é, em Portugal, o segundo mais frequente nas mulheres depois do cancro da mama e o segundo mais frequente nos homens depois do cancro da próstata, ocupando o primeiro lugar em termos de mortalidade. 

A campanha de sensibilização contra o cancro colorretal pretende envolver toda a comunidade e desafiar as diferentes instituições públicas e privadas a iluminar as fachadas com a cor azul, estando previstos vários eventos, entre conferências e acções de sensibilização, angariação de fundos, aulas de ginástica, torneios, concertos, caminhadas, exposições. Um dos momentos mais emblemáticos é a Caminhada “Faz das tripas coração”, que acontece no final do mês, no Funchal e que é acompanhada por outros concelhos da Região. 

Na sessão de hoje foi também apresentado o livro 'ABC Cancro Colorretal'. A obra pretende informar a população sobre a doença e constituir um recurso de apoio ao doente e à família.