DNOTICIAS.PT
Madeira

Secretaria da Saúde e IPATIMUP promovem palestra alusiva ao cancro do cólon

None

Decorre já amanhã, dia 22 de Fevereiro, pelas 18h30, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a palestra alusiva ao Cancro do Cólon 'Diagnóstico e Tratamento - Cólon', integrada na 3ª edição do ciclo de conferências 'Tratar o cancro por tu', uma iniciativa do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) em parceria com o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil.

Esta iniciativa conta com a participação do médico especialista em cirurgia geral do Serviço de Saúde da RAM, Jorge Fernandes, e junta reconhecidos especialistas do IPATIMUP, nomeadamente Fátima Carneiro e José Carlos Machado, com particular destaque para a presença de Manuel Sobrinho Simões, diretor do IPATIMUP.

Após duas edições de grande sucesso, a iniciativa do IPATIMUP 'Tratar o cancro por tu' volta a saltar os muros da ciência e dos laboratórios para percorrer o país, indo ao encontro da população. Neste novo ciclo de sessões presenciais sobre literacia de cancro, o objectivo é debater os avanços científicos e as terapias mais recentes, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção e colocar os doentes no centro da discussão.

Depois do ciclo de conversas passar pelo Porto e por Aveiro, é a vez da cidade do Funchal receber esta iniciativa, seguindo-se, posteriormente, para a Covilhã, Braga e Faro. Em cada sessão, será abordada uma patologia diferente.

Estas sessões contam com a participação especial da associação de teatro e artes performativas de Matosinhos Colibri Arts&Culture, que vai apresentar uma performance artística criada especialmente para cada uma das iniciativas.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, vai participar nesta iniciativa.


O acesso é gratuito, mas carece de inscrição prévia, que pode ser efectuada aqui: https://billetto.pt/users/ipatimup