DNOTICIAS.PT
Madeira

Ordem dos Médicos Veterinários com escassez de profissionais em algumas especialidades

Na tomada de posse do Conselho Regional, Rubina Leal elencou as principais reivindicações desta classe profissional

None

A escassez de profissionais em certas áreas de especialidade, o bem-estar físico e emocional dos médicos veterinários, bem a discriminação fiscal destes profissionais (a única área da saúde taxada com IVA) foram algumas das reivindicações da Ordem dos Médicos Veterinários, elencadas ontem por Rubina Leal, na tomada de posse do Conselho Regional da Madeira.

"Todos estes anseios merecem uma ponderada reflexão", sublinhou a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Na sua intervenção salientou que a Ordem dos Médicos Veterinários tem sido "um parceiro privilegiado" do Parlamento Madeirense, "auxiliando na produção legislativa através dos seus pareceres".

Destacou também a importância das Ordens profissionais em Portugal, "como organizações que regulam e supervisionam o acesso às diferentes profissões", nomeadamente no que diz respeito ao cumprimento dos deveres deontológicos e das boas práticas profissionais.

"O corporativismo que vivemos em Portugal é positivo quando corresponde aos legítimos anseios dos profissionais, quando apresenta soluções para problemas que afetam a qualidade dos serviços prestados e quando tem em conta não apenas o interesse específico de uma classe, mas sim o bem-comum", afirmou a vice-presidente da Assembleia Regional.

Mas deixou o alerta: "Aquilo que se espera é que, efectivamente, as Ordens sejam zelosas na forma como desempenham as suas funções de vigilância da disciplina profissional, sempre em articulação com o interesse público", asseverando que "a missão de defender os profissionais tem sido desempenhada com brio por parte da Ordem dos Médicos Veterinários".

Rubina Leal saudou ainda o novo Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica, empossado no passado dia 9 de Fevereiro, e que se deslocou à Região para participar nesta iniciativa e congratulou igualmente os membros que cessaram funções no Conselho Regional, desejando "um profícuo mandato" aos membros que tomaram posse na pessoa do novo presidente, João Teixeira.