Madeira

Governo investe 670 mil euros em viveiro com capacidade para 75 mil plantas no Porto Santo

A infra-estrutura foi visitada por Miguel Albuquerque, que se encontra hoje na ilha 
A infra-estrutura foi visitada por Miguel Albuquerque, que se encontra hoje na ilha 

“É um investimento imprescindível e importante para todo o ecossistema do Porto Santo”, afirmou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, durante a visita às obras de beneficiação do viveiro florestal dos Salões, no Porto Santo.

Criado nos anos 60, para apoiar a reflorestação desta ilha, este espaço vê agora aumentada a sua capacidade de produtiva. “Nós podemos aqui ter cerca de 75 mil plantas”, frisou Albuquerque, dando conta que este projecto ascendeu a 670 mil euros, apoiados a 80% pelo PRODERAM.

Com esta infra-estrutura renovada, o Governo Regional visa “criar, do ponto de vista do abastecimento das espécies florestais e não florestais para Porto Santo, uma autonomia total. Ou seja, aqui são reproduzidas e ficam em fase de crescimento as [espécies] endémicas madeirenses, as endémicas também do Porto Santo, no sentido de termos uma capacidade de resposta, quer na reflorestação, quer naquilo que é necessário em termos estruturados para a ilha”, detalhou o líder do executivo regional.

“É um viveiro moderno e que tem a capacidade de resposta para as necessidades da ilha”, concluiu.

O viveiro florestal dos Salões foi alvo de uma requalificação profunda incluiu: colocação de sistema de rega automatizado e substituição de toda a canalização que transporta a água desde o tanque de rega até ao viveiro; melhoramento da escadaria e dos talhões com abertura de acessos no seu interior; instalação de uma estufa e de estruturas de aclimatação; construção de infra-estrutura de apoio à produção, barracão e de um posto de compostagem; criação de zona de sementário, plantário, vasário e produção de plantas em raiz nua; colocação de vedações e sinalética (painéis informativos); beneficiação do centro de apoio e recepção aos visitantes e criação de sala multiusos; melhoria dos espaços de trabalho “para dar melhores condições aos trabalhadores”.