Turismo Madeira

Festa do Vinho Madeira terá investimento de 152 mil euros

Taxa de ocupação turística subiu três pontos percentuais face ao período homólogo de 2022, atingindo os 90%

None

A Festa do Vinho Madeira decorrerá entre os dias 27 de Agosto e 17 de Setembro, conta com um investimento público no cartaz de 152 mil euros e com cerca de 1.400 pessoas envolvidas na festa.

Eduardo Jesus, secretário de Turismo e Cultura afirma que a Região terá uma ocupação hoteleira prevista de 90%, este ano.

Em relação a 2022 tivemos uma ocupação de 87%. Subindo este ano três pontos percentuais Eduardo Jesus

A novidade da festa do vinho é referente ao reforço da animação, como também o reforço em relação à gastronomia, pois de acordo com Eduardo Jesus “hoje quem procura vinho, procura comida e vice-versa, é preciso saber tratar bem estas dimensões que, no seu conjunto, vão fazer uma diferença”, acrescentou o secretário.

Quer em vinhos tranquilos, ou nos licorosos, permite à associação determinados pratos, formas de confecionar e daí a preocupação de fazermos este evento com chef’s. Que o vinho não seja só visto como um produto para beber mas sim, como um complemento fundamental de uma identidade que é também gastronómica aqui na Região. Eduardo Jesus

Ao programa cultural acrescentam-se momentos que vão prometer trazer muita atractividade, nomeadamente 34 concertos e 12 actuações que decorrem no âmbito da Semana Europeia do Folclore, atravessando fronteiras e permitindo a descentralização ao envolver animação cultural por múltiplas localidades, numa organização que envolve cerca de 1.400 participantes e ainda 4 concertos intitulados 'Da Vinha ao Lagar' que decorrerão sempre às 17 horas, em diferentes locais, envolvendo a Calheta, Santana, Porto Moniz e Câmara de Lobos.

A Praça do Povo contará com actividades ao longo de todos os dias, com espaços de restauração e lazer com 11 produtores de Vinho Madeira. Além disso, haverá uma área destinada ao entretenimento para actuações musicais e uma outra reservada à gastronomia, a cargo do chef Júlio Pereira.

Há sempre uma preocupação do Vinho Madeira ser apresentado de diversas formas, mantendo o cuidado que o próprio produto merece, mas mostrando, a versatilidade da sua aplicação. Eduardo Jesus