Madeira

"Protegemos 89% do mar territorial e 65% da área terrestre do arquipélago da Madeira"

Tome nota da agenda para esta segunda-feira, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente.

None

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas assinala hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização da 3.ª edição das Conferências do Ambiente e Ação Climática.

O evento terá lugar no Hotel Savoy Next entre as 15 horas e as 17h30 e contará com um painel variado de oradores que abordarão diversas temáticas associadas ao ambiente, tais como a gestão de resíduos, o tratamento e a reutilização das águas residuais, a educação para a sustentabilidade, bem como a inovação. 

A iniciativa contará com as intervenções de Jesús Gonzalez Navarra (GESPLANI), de Sofia Silva (DRAAC), de Nuno Pereira (ARMI), de Cláudia Sá (DRAACI), de Cora Teixeira (DR Turismo). No final haverá um debate com moderação do subdirector do DIÁRIO de Notícias da Madeira, jornalista Roberto Ferreira, sob o tema 'Acção climática, sustentabilidade e cooperação'. 

A secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, intervirá na sessão de abertura, pelas 15 horas. O evento organizado no âmbito do projecto PLANCLIMAC, projecto co-financiado pelo INTERREG MAC 2014-20, que tem como objectivo a promoção de sinergias entre as regiões da Macaronésia, na prevenção e adaptação às alterações climáticas.

Susana Prada concedeu uma entrevista exclusiva ao DIÁRIO onde aborda os vários temas que estarão em discussão esta segunda-feira. A governante afirma que "a Madeira tem o melhor índice de qualidade ambiental de todas as regiões de Portugal".

O que estará em foco na 3.ª edição das Conferências do Ambiente e Acção Climática?

As conferências do Ambiente e Acção Climática procuram, anualmente, pôr um conjunto de profissionais das áreas do ambiente e da acção climática a debaterem temas actuais, emergentes e estratégicos, para o desempenho e sustentabilidade ambiental da região. Este ano não é diferente.

O formato, como habitual, procura ouvir temas aparentemente distintos, mas que acabam por se tocar, complementar e interagir. Este ano os resíduos, as águas residuais, o papel do cidadão enquanto utilizador e consumidor, a educação e a sensibilização para as causas ambientais, sob o chapéu das alterações climáticas e tendo em vista a sustentabilidade e resiliência da região e, naturalmente, do destino turístico, [estarão em foco].

Qual tem sido o impacto do tratamento e da reutilização das águas residuais no Porto Santo?

A ilha do Porto Santo constitui um caso único em Portugal, desde 2005 que 100% das suas águas residuais urbanas são tratadas e reutilizadas para a rega.

O sistema de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas do Porto Santo compreende um conjunto de infra-estruturas de transporte, incluindo 7 estações elevatórias colocadas estrategicamente ao longo da linha de costa, recolhendo a totalidade das águas residuais da ilha e permitindo a sua elevação e transporte para a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Ponta.

A água tratada na ETAR da Ponta é encaminhada para o Açude do Tanque ou para as lagoas do Campo de Golfe do Porto Santo, sendo utilizada para regadio. Esta ETAR, que entrou em funcionamento em Janeiro de 2005, veio substituir a estação de tratamento até então em funcionamento, a ETAR do Vale do Touro, passando a tratar a totalidade das águas residuais domésticas produzidas na ilha do Porto Santo.

Associado a este reservatório, existe ainda um sistema elevatório que tanto pode transferir o efluente tratado para o açude do Tanque como para as lagoas do Campo de Golfe, em função das solicitações.

Todas as infra-estruturas que compõem este sistema estão ligadas ao Centro de Telegestão, localizado na ETA da Alegria, no concelho do Funchal.

A reutilização da totalidade das águas residuais produzidas na ilha do Porto Santo tem sido de enorme vantagem, não só em termos de sustentabilidade, como prática de uma economia circular, como para a salvaguarda da qualidade das águas balneares desta ilha.

Qual é o papel dos consumidores na Gestão de Resíduos?

A sociedade, o cidadão, o seu bem-estar e qualidade de vida, estão no centro das políticas ambientais. São assegurados investimentos em infra-estruturas e equipamentos, e desenvolvidos instrumentos legais e financeiros, para que o cidadão, a sociedade no seu todo, produza uma pegada ambiental reduzida. Mas o sucesso da necessária transição só ocorrerá se todos nós consumidores nos identificarmos e contribuirmos activamente para essa mudança. Se utilizarmos os meios e instrumentos colocados à nossa disposição, se soubermos fazer as escolhas acertadas, se efectivamente optarmos pelo consumo e utilização ambientalmente e socialmente responsável.

De preferência, o consumo deve dar prioridade à redução, a prevenção dos resíduos implica uma actuação de antecipação, num momento anterior ao do surgimento dos resíduos. A responsabilização dos consumidores pela prevenção de resíduos sólidos domésticos começa no acto da compra.

A Madeira já é um destino turístico sustentável?

Sim, a Região Autónoma da Madeira foi já reconhecida como um “destino turístico sustentável”, tendo-lhe sido atribuído o galardão Prata da EarthCheck, entidade internacional de certificação nesta área.

A Madeira desde sempre foi conhecida pelo seu património natural, e desde sempre os seus visitantes procuraram experiências que implicassem comunhão com a natureza. O turismo é uma indústria muito competitiva, o “cidadão do mundo”, cada vez mais procura, em consciência, destinos que tenham políticas ambientais implementadas e com resultados demonstrados. A região tem aderido a sistemas de certificação ambiental exigentes, como é exemplo o 'EarthCheck'. É uma forma de testar o êxito das políticas e estratégias implementadas, identificar lacunas e oportunidades de melhoria, e garantir visibilidade conferida pelos certificados, mas, naturalmente, o melhor certificado é a procura crescente e repetida pela região enquanto destino natureza.

Ademais, orgulha-nos verificar que a Madeira tem o melhor índice de qualidade ambiental de todas as regiões de Portugal. Além de possuirmos água para consumo humano de excelente qualidade, de respirarmos ar de excelente qualidade, cumprimos todas as metas de gestão de resíduos humanos e encontramo-nos à frente em diversos programas ambientais. Protegemos 89% do mar territorial e 65% da área terrestre do arquipélago da Madeira, a maior percentagem do País. Factos que nos orgulham e que fazem a nossa região sustentável.

Outros acontecimentos que marcam a agenda regional neste que é o centésimo quinquagésimo sexto dia do ano, em que faltam 209 dias para o fim de 2023:

- 09h30 - O município de Câmara de Lobos assinala a Semana do Ambiente com a distribuição de sacos ultraleves reutilizáveis no Mercado Municipal de Câmara de Lobos e com a promoção da conferência 'Poluição Luminosa' no Salão Nobre da Autarquia.

Câmara de Lobos assinala Semana do Ambiente

O Município de Câmara de Lobos irá comemorar a Semana do Ambiente entre os dias 4 e 5 de Junho, com diversas iniciativas de sensibilização, envolvendo cerca de 500 participantes oriundos dos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho, desde o pré-escolar até à Universidade Sénior e a população em geral que frequenta os Mercados Municipais do Concelho.

- Das 11 às 16h30 - A Horários do Funchal promove o almoço de aniversário da empresa, que contará com as presenças do secretário regional de Economia, Rui Barreto, e do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado;

- 11h15 - O Grupo Parlamentar do Partido Socialista visita a empresa ‘Rota dos Cetáceos’;

- 11h30 - Briefing da Protecção Civil;

Autoridades regionais reúnem-se para analisar situação de risco extremo

Briefing com as forças de segurança e de protecção civil acontecerá às 11h30 desta segunda-feira

- 14 horas - Sessão de Abertura do VII Encontro de Idosos - Os novos Velhos, promovido pela Garouta do Calhau, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas;

Garouta do Calhau promove 'VII Encontro de Idosos - Os novos Velhos'

O 'VII Encontro de Idosos - Os novos Velhos', promovido pela Garouta do Calhau, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, vai realizar-se nos próximos dias 5,6 e 7 de Junho.

- Entre as 15 e as 17h30 - Conferências do Ambiente e Acção Climática no Hotel Savoy Next;

- 16 horas - Apresentação do II Torneio de Padel de São João no Salão nobre da Câmara Municipal da Calheta;

- 17 horas - Apresentação da exposição e do livro dedicados a António Marques da Silva no Espaço IDEIA da Assembleia Legislativa da Região;

Livro e exposição de artes plásticas em homenagem a António Ribeiro Marques da Silva

O IDEIA - Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia recebe na próxima segunda-feira, 5 de Junho, a apresentação pública do livro 'Professor e Ensaísta, Político e Artista: António Ribeiro Marques da Silva (1932-2022)', da autoria de Marcelino de Castro, Coordenador do Centro de Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia.

- 17 horas - A CDU promove uma iniciativa política sobre a desvalorização real dos salários, junto ao La Vie.

Principais acontecimentos registados no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, Dia Internacional da Luta contra a Pesca Ilegal e Dia Mundial da Ortóptica:

1821 - D. Pedro jura as Bases da Constituição liberal portuguesa que darão origem à Lei Fundamental de 1822;

1883 - Inauguração do Expresso do Oriente, primeira ligação ferroviária com carruagens-cama;

1942 - II Guerra Mundial. Holocausto. O primeiro relatório das SS sobre o uso de camiões com câmaras de gás, para o assassínio de prisioneiros, assegura que "97 mil pessoas foram processadas";

1945 - II Guerra Mundial. A administração territorial da Alemanha é dividida pelos quatro aliados, Reino Unido, França, EUA e URSS;

1947 - O secretário de Estado dos EUA George C. Marshall apresenta, em Harvard, o primeiro esboço do chamado Programa Marshall, projeto de ajuda económica à Europa, no pós-guerra;

1981 - O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA confirma a existência de cinco casos de uma estirpe rara de pneumonia, na comunidade homossexual de Los Angeles. São os primeiros casos registados do que viria a chamar-se SIDA;

1984 - É aprovada a proposta de Lei da Rádio, que admite a existência de operadores privados, locais e regionais, abrindo caminho à liberalização do setor em Portugal, em 1988;

2005 - É aprovada a Lei da Água, no conjunto de 20 diplomas para a defesa do ambiente, e estabelecido o regime para o cadastro nacional de infratores ambientais;

2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, apresenta o programa de acesso a computadores e à Internet a preços reduzidos para 500 mil pessoas, ação que tem como parceira a Microsoft, que disponibiliza o software;

2008 - A Assembleia da República 'chumba' a moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS-PP, com os votos contra da maioria socialista e a abstenção do PSD, PCP, BE e Verdes. Foi a terceira moção de censura em seis meses que o Governo do PS teve de enfrentar;

2008 - A manifestação da CGTP contra a proposta de revisão do Código do Trabalho junta em Lisboa cerca de 200 mil pessoas;

2009 - O candidato às presidenciais na Guiné-Bissau Baciro Dabó e o antigo ministro da Defesa Hélder Proença são mortos a tiro. A Direção-Geral de Informação do Estado da Guiné-Bissau denuncia uma tentativa de golpe de Estado, liderada por Hélder Proença, através do auto denominado Alto Comando das Forças Republicanas para a Restauração, com a participação de Baciro Dabó;

2010 - Entra em vigor a Lei 9/2010 que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo;

2011 - Eleições legislativas em Portugal. O PSD vence as eleições antecipadas sem maioria absoluta. O líder do partido, Pedro Passos Coelho, declara que "está aberto o caminho para que o PSD e o CDS, com personalidades independentes, venham a constituir o governo de que Portugal precisa";

2011 - O Bloco de Esquerda perde metade dos deputados;

2014 - A Comissão Política do PS aprova, por larga maioria, a proposta do secretário-geral António José Seguro para a realização de eleições primárias a 28 de setembro;

2015 - O Futebol Benfica conquista a Taça de Portugal de futebol feminino pela primeira vez, ao derrotar na final o Albergaria, por 1-0, após prolongamento, em jogo disputado no Estádio Nacional, em Oeiras;

2020 - O Ministério Público pede a suspensão de António Mexia da presidência da EDP e o pagamento de uma caução não inferior a dois milhões de euros;

2020 - Com 17 anos e 34 dias, o médio alemão Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen, torna-se no jogador mais jovem de sempre a marcar um golo na história da Liga alemã de futebol, na derrota caseira da sua equipa com o Bayern Munique (4-2);

2021 - Os ministros das Finanças do G7 alcançam, em Londres, um "acordo histórico" para a aplicação de um imposto mínimo de 15% sobre as empresas.;

2022 - O tenista espanhol Rafael Nadal impõe-se ao norueguês Casper Ruud em três 'sets' na final de Roland Garros, conquistando o seu 14.º título na terra batida parisiense e o 22.º em torneios do 'Grand Slam';

2022 - O Benfica conquista a Taça de Portugal de andebol feminino 30 anos depois, ao vencer na final o Colégio Gaia por 38-31, em Santo Tirso, e alcança a 'dobradinha' na presente temporada.

Pensamento do dia:

Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas. Federico García Lorca (1898-1936), poeta e dramaturgo espanhol.