Madeira

Câmara de Lobos assinala Semana do Ambiente

None

O Município de Câmara de Lobos irá comemorar a Semana do Ambiente entre os dias 4 e 5 de Junho, com diversas iniciativas de sensibilização, envolvendo cerca de 500 participantes oriundos dos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho, desde o pré-escolar até à Universidade Sénior e a população em geral que frequenta os Mercados Municipais do Concelho.

No âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol do ambiente e da educação ambiental em Câmara de Lobos, a autarquia leva a cabo, entre os dias 4 a 5 de Junho, as comemorações da Semana do Ambiente, com o intuito de, não só de incutir na população práticas ambientais sustentáveis, mas também alertar para a problemática das alterações climáticas que poderão pôr em causa a própria subsistência do nosso planeta.

Este ano, em que se celebra o 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de Junho, o tema escolhido foi 'Soluções para a Poluição Plástica'. 

Ciente da necessidade existente em alertar os munícipes para os problemas que representam os 400 milhões de toneladas de plástico produzidos todos os anos, para a dificuldade muitas vezes existente em envolver os cidadãos em encontrar soluções capazes de responder aos desafios do combate ao aquecimento global e da preservação da biodiversidade, a autarquia promoverá a semana do ambiente com um leque diversificado de atividades e ações, nos dias 4 e 5 de Junho, numa perspetiva pedagógica de proteger e restaurar a Terra e de inspirar mudanças positivas nos hábitos dos munícipes.

Nesse rol de atividades, destacam-se as iniciativas que serão promovidas na manhã de domingo, dia 4 de Junho, a partir das 09h30 e até às 12h30, no Mercado Municipal do Estreito de Câmara de Lobos, onde serão distribuídos sacos ultraleves reutilizáveis para frutas, verduras e pão, que deverão substituir habituais sacos de utilização única que são desde 31 de Maio pagos pelo consumidor.

No decorrer da manhã haverá ainda espaço para um momento de sensibilização ambiental sobre a forma de teatro musical, 'Diz sim à Correta Reciclagem' com representação de alunos da EB1/PE do Rancho e Caldeira.

Já no dia 05 as atividades começam pelas 09h30 no Salão Nobre da Autarquia, com a conferência “Poluição Luminosa” em que finda a mesma será assinado um protocolo tendo em conta a mitigação desta problemática, entre o Município e a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Ainda durante a manhã haverá nova distribuição de sacos ultraleves reutilizáveis, desta vez no Mercado Municipal de Câmara de Lobos.

O período da tarde é a vez do Museu de Imprensa da Madeira acolher a Ação de Sensibilização “Salve uma Ave Marinha” e na sala de conferências da Biblioteca Municipal decorrerá outra ação promovida pelo Projecto Giro- Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, 'Um caminho para a sustentabilidade'.

As actividades terminam nos jardins do Ilhéu com um Concerto meditativo que convidará os participantes a se ligarem à Terra.

Com estas acções a autarquia pretende sensibilizar a população do Concelho para a necessidade de mudança de hábitos a nível da redução produção de resíduos e encaminhamento daqueles que não são possíveis evitar para que sejam separados de forma correta de forma a permitir a sua valorização.