Madeira

Chuva prevista para a Madeira faz antever situação de risco moderado a elevado

Previstos períodos de chuva forte e persistente durante mais de 24 horas

None
Foto Shutterstock

A Madeira deverá enfrentar situação de risco moderado a elevado consequência da chuva prevista ocorrer no início da próxima semana. Risco que até poderá ser extremo, a confirmar-se as piores previsões, que a esta distância apontam para períodos de chuva ou aguaceiros persistentes e pontualmente fortes durante mais de 24 horas, entre o fim da manhã de segunda-feira e o início da tarde de terça-feira, e com particular incidência para a costa sul e nas regiões montanhosas.

Cauteloso, Victor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira, para já só adianta que “associado a depressão frontal, caracterizada por forte instabilidade, centrada no dia 5 (segunda-feira) entre os Arquipélagos dos Açores e da Madeira e em progressão lenta para norte, prevê-se, para todo o Arquipélago da Madeira, períodos de chuva ou aguaceiros persistentes e pontualmente fortes, acompanhados de trovoada, em especial entre o fim da manhã do dia 5 (segunda-feira) e o início da tarde do dia 6 (terça-feira)”. Chama a atenção que “os maiores valores deverão ser registados na costa sul e nas regiões montanhosas”.

Além da muita chuva em perspectiva, o vento poderá soprar com rajadas até perto dos 100 km/h.

“Vento predominante de sul ou sudoeste, temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h), a partir do fim da manhã do dia 5 (segunda-feira) e o fim da tarde do dia 7 (quarta-feira), com rajadas que poderão chegar a 80 - 90 km/h, nas regiões montanhosas”, explica.

O mau tempo não se fará sentir só em terra e no ar, mas também no mar, que poderá registar ondas até 10 metros de altura máxima (5 metros de altura significativa).

“Nos dias 6 e 7 (terça-feira e quarta-feira) - na costa sul ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 m (máximos de 5 m) e na costa norte, ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 m (máximos de 5 m, no dia 6 terça-feira)”, concretiza.