Madeira

Centro da Banana da Madeira distinguido como Melhor Museu do Ano

None

O Centro da Banana da Madeira (BAM) foi hoje distinguido com o prémio de Melhor Museu Português de 2023 na categoria Conteúdos Digitais e recebeu também uma Menção Honrosa na categoria Coleção Visitável.

As distinções foram atribuídas pela Associação Portuguesa da Museologia (APOM), que foi fundada em 1965 com a premissa de servir a comunidade portuguesa de profissionais de museus, sendo também a primeira organização profissional ligada aos museus a ser fundada em Portugal.

Com o intuito de valorizar e premiar a excelência museológica nacional, a referida entidade premeia a imaginação e a criatividade das instituições e profissionais portuguesas e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade e reconhecimento ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

O BAM foi inaugurado a 23 de junho de 2022 para ser valorizado como um marco da cultura madeirense, nomeadamente para vincar o impacto que a Banana da Madeira teve ao longo dos séculos na formação, crescimento e desenvolvimento da Região em termos económicos, sociais e turísticos.

“Para a criação deste espaço foi fundamental a parceria que estabelecemos com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Altice, a Gema Digital e Francisco Clode, para obtermos um resultado final de indiscutível qualidade, que foi reconhecido neste importante dia por um júri conhecedor”, destaca a GESBA em comunicado, informando também que o BAM conta com instalações imersivas e artísticas, divididas por zonas temáticas que cobrem a história, os processos de transporte, os desafios do futuro da Banana da Madeira, bem como o papel que representa na nutrição. “É de facto uma visita para saborear de princípio ao fim”, realça ainda a empresa pública.