Madeira

Região promove Vinho Madeira no Porto, Lisboa e em Serpa

None

Entre 1 e 3 de Junho, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, (IVBAM), em parceria com a ViniPortugal e em articulação com as empresas do sector, realiza um conjunto de ações sobre o Vinho Madeira no continente português.

As ações (masterclasses) chamam-se 'A Intemporalidade do Vinho Madeira’ e decorrem amanhã, na Sala de Provas da ViniPortugal, no Porto, e a 3 de Junho (sábado) em Lisboa.

A ViniPortugal, fundada em 1996, é a organização interprofissional do Vinho de Portugal, sendo a entidade gestora da marca Wines of Portugal e tendo por missão promover a qualidade e a excelência dos vinhos portugueses, onde se inclui o secular Vinho Madeira.

Além destas provas, e no seguimento de um convite dirigido pela Câmara Municipal de Serpa ao IVBAM, para participação num evento que se vai realizar entre os dias 2 e 3 de Junho, designado ‘Vinhos no Castelo’ será ministrada uma masterclass sobre o Vinho Madeira, a 2 de Junho, no concelho de Serpa, Alentejo.

As masterclasses serão orientadas por Rubina Vieira, responsável pelo Gabinete de Ações Educativas do IVBAM e pretendem realçar as características do Vinho Madeira que o tornam um vinho eterno, conforme demonstra o seu mote: “Reconhecida em todo o Mundo como um destino turístico por excelência, a notoriedade da Ilha da Ma­deira deve-se muito ao Vinho que tem o seu nome e que, ao longo dos séculos e nos mais variados pontos do globo, ganhou fama e prestígio. Celebrado por poetas e apreciado por monarcas, príncipes, generais e exploradores, o Vinho Madeira tornou-se um néctar intemporal. Um Vinho com nome de uma Ilha e uma Ilha com nome de um Vinho". Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

A participação dos agentes económicos do Vinho Madeira, nestas ações, através da cedência dos respectivos vinhos, nomeadamente Madeira Wine Company, H. M. Borges, Henriques & Henriques, Vinhos Barbeito, Justino's Madeira Wines e Pereira D'Oliveira.