Madeira

Aplicação ‘semáforo’ para mitigar constrangimentos nos pontos de maior afluxo turístico

Empresa que desenvolveu aplicação ‘Levadas da Madeira’ desafiada a apresentar soluções tecnológicas

Os recorrentes constrangimentos nos pontos turísticos mais concorridos da Madeira, casos do Pico do Areeiro, Ribeiro Frio e Ponta de São Lourenço, poderão num futuro próximo serem mitigados através do recurso à tecnologia. A solução poderá passar pelo desenvolvimento de ferramenta tecnológica que permita ‘medir’ a afluência e através de aplicação, disponibilizar aos utentes utilizadores informação indicativa da ‘pressão’ existente, que poderá ser disponibilizada através de um sistema de ‘semáforo’.

A ideia foi esta tarde tema de conversa entre o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e Lígia Gonçalves, co-fundadora e gestora de projectos da empresa tecnológica WalkMe Mobile Solutions, sediada no Centro Comercial Centro Mar.

Aos jornalistas o presidente do Governo Regional admitiu ser “uma excelente ideia” desenvolver e apresentar soluções tecnológicas que possam ser usadas através de aplicação em smartphones “no sentido de mitigar algumas horas de constrangimento de alguns locais”, face à excessiva afluência que alguns pontos turísticos têm vindo a registar com demasiada frequência.

A empresa responsável pela aplicação das Levadas da Madeira, “uma aplicação excepcional” que conta já com 300 mil utilizadores, tem o apoio do Governo Regional. “A ideia tem todo o sentido”, reforça, por reconhecer que “o turista hoje utiliza muita ferramenta tecnológica” e importa “maximizar o aproveitamento das nossas potencialidades de oferta turística” disponibilizando ferramentas que contenham “informação sobre aquilo que [o visitante] pode fazer e deve fazer”, sustentou.

Outra possibilidade aflorada nesta visita à WalkMe Mobile Solutions, no âmbito do ‘Roteiro de Economia’, é transpor o ‘Visit Madeira’ numa aplicação e, futuramente criar também uma aplicação com os Caminhos Reais, agora que alguns troços estão a ser alvo de recuperação.

“Utilizar a capacidade e potencialidades da tecnologia para melhorarmos as nossas performances a nível de turismo e de toda a oferta da Madeira”, é o desafio deixado por Albuquerque.

Presidente do Governo que reiterou a convicção que muito em breve o sector tecnológico na Região irá superar os dividendos do turismo. Recorda que em 2021 – último ano com contas fechadas - as tecnológicas registaram 521 milhões de facturação, e em 2022 os proveitos do turismo foram de 528 milhões.

“Se continuarmos com atractividade e com ecossistema adequado para atrair investimento tecnológico e profissionais, acho que não demorará muito tempo para [o turismo] ser ultrapassado. Vamos no bom caminho”, afirma.

São apenas sete milhões de diferença entre estes dois valores absolutos da facturação mais recente em ambos os sectores, realidade que leva Albuquerque a acreditar que o sector tecnológico “vai superar” o turismo “o mais rápido possível”, vaticinou.