Madeira

Depressão Oscar provoca agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira

None

Foi atribuído o nome OSCAR a uma depressão que vai provocar agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2022-2023, foi atribuído pela AEMet o nome OSCAR a uma depressão complexa que deverá ter o núcleo principal com 999hPa, centrado em 34.3°N e 23.5°W amanhã, dia 5 de Junho de 2023 às 15:00UTC, transportando uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excecionalmente elevado, resultando assim no agravamento do estado do tempo nos arquipélagos das Canárias e da Madeira", informa o IPMA.

Assim, para o arquipélago da Madeira prevê-se, a partir da tarde de dia 5 e até meio da tarde de dia 6, precipitação forte e persistente (com acumulados que poderão ser superiores a 100 mm), por vezes acompanhada de trovoada e vento forte do quadrante sul (com rajadas até 75 km/h, sendo até 95 km/h nas terras altas), com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira, suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas.

Na tarde do dia 6, as ondas serão de sudoeste com altura significativa até 3 metros, afetando em particular a costa sul das ilhas da Madeira e Porto Santo.

Desta forma, estão já emitidos avisos para este período compreendido entre dia 5 e dia 6, de nível máximo vermelho para precipitação (nas terras altas e vertentes sul), e de nível amarelo para o vento, podendo os mesmos vir a ser atualizados e/ou alterados até início do evento.