País

IPMA eleva para laranja aviso em seis distritos por aguaceiros fortes e trovoada

None

Os distritos de Viseu, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco e Coimbra estão hoje sob aviso laranja de precipitação e trovoada até às 21:00, prevendo-se aguaceiros localmente fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada", indicou o IPMA relativamente ao aviso laranja de precipitação para estes seis distritos de Portugal continental, na sequência de uma nova atualização dos avisos meteorológicos.

O IPMA atualizou a informação relativa aos avisos amarelos que tinha emitido de manhã, elevando aqueles seis distritos para aviso laranja de precipitação e trovoada, enquanto o de Faro está sob aviso laranja somente para a trovoada prevista.

Assim, nestes seis distritos, o aviso laranja vigora desde as 13:48 e até às 21:00 de hoje.

A atualização do IPMA coloca agora também o distrito de Lisboa em aviso amarelo para precipitação, "na parte interior do distrito", com previsão de aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes, até às 21:00 de hoje.

Além de Lisboa, os distritos de Bragança, Faro, Évora, Vila Real, Setúbal, Santarém e Portalegre mantêm o aviso amarelo para aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, até às 21:00 de hoje.

Surge também na nova atualização do IPMA o distrito de Aveiro, onde vigora desde as 14:20 e até às 21:00 de hoje o aviso amarelo igualmente para a precipitação por vezes forte e trovoada.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.