Fact Check Madeira

Será verdade que o programa ‘O Preço Certo’ vai custar 360 mil euros em fundos públicos?

Emissão especial do concurso televisivo mais visto de Portugal vai para o ar no sábado à noite

Foto Fremantle Media Portugal
Foto Fremantle Media Portugal

A emissão especial do concurso ‘O Preço Certo na Madeira’ vai para o ar, em directo, na RTP1, amanhã à noite, entre as 21h00 e as 24h00. É um dos programas mais vistos da televisão portuguesa e a sua realização no Funchal garante, logo à partida, uma enorme promoção do nosso arquipélago, quer no território nacional, quer junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo. O assunto tem sido tema de conversa na última semana, com as aparições do apresentador Fernando Mendes em vários locais da ilha a serem amplamente divulgadas nas redes sociais. Do que não se tem falado nada é dos custos desta emissão especial. Será que há dinheiros públicos envolvidos?

A resposta à questão é afirmativa. De facto, a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural vai pagar cerca de 360 mil euros (IVA incluído) à Fremantle Media para realizar esta emissão no Funchal. Em princípio, o financiamento será assegurado por fundos comunitários (UE) destinados à Região. Dado o valor da despesa em causa, foi necessária uma autorização especial do secretário das Finanças, Rogério Gouveia.

O programa especial 'O Preço Certo' custa mais ao Governo Regional do que o valor do apoio atribuído ao Club Sports Madeira para a organização do Rally Vinho Madeira (345 mil euros) ou às 12 trupes que participam no desfile do Carnaval (280 mil euros).

O contrato do ajuste directo com a produtora foi publicado anteontem na base de contratos públicos e revela alguns pormenores e condições sobre o evento televisivo. Assim, o programa deverá ter a designação ‘Preço Certo na Madeira’ e a decoração do espaço no Tecnopólo, os produtos exibidos nas denominadas “montras”, os concursos, as ofertas por concorrentes ao apresentador, a indumentária deste e da sua equipa, os interlúdios documentais e tudo o mais que se revele oportuno deve ser criado de modo a se alcançar o objectivo de promover os produtos agrícolas e agroalimentares regionais e a marca 'Produto da Madeira', bem como a Madeira e o Porto Santo enquanto destinos turísticos.

Apesar do objectivo ser a promoção dos produtos agrícolas e do turismo da Madeira, o programa vai “ser divulgado como representando uma homenagem ao artista Fernando Mendes, comemorativa dos seus 20 anos de carreira como apresentador do espectáculo televisivo ‘Preço Certo’, tendo a Madeira sido escolhida para essa homenagem devido aos laços afectivos existentes entre o artista e a população madeirense”.

A Fremantle Media compromete-se em disponibilizar uma cópia da gravação do espectáculo televisivo e respectiva licença de utilização com duração ilimitada, atribuída à Secretaria liderada por Humberto Vasconcelos, que a poderá exibir, no todo ou em parte, em qualquer meio ou suporte, incluindo DVD ou similar, com excepção de redes de TV, de sinal aberto ou por cabo, a operar em Portugal.

Os serviços a prestar incluem as viagens e a estadia do elenco, figurinos, bem como os cenários, equipa do ‘Preço Certo’ na Região, bem como a logística de transporte para quatro contentores de grandes dimensões (40 pés) entre Lisboa e Funchal e o regresso. Estão incluídos os seguros e licenças necessários à produção, bem como a logística dos transportes terrestres dos materiais e de realização do evento. Estão igualmente incluídos o transporte da equipa de produção e realização durante a estadia na Madeira, as refeições da equipa de produção, o arrendamento do espaço para a realização do espectáculo televisivo, bem como todos os meios de som, luz e cenografia, bancadas, cadeiras ou outros meios necessários. A factura abrange os serviços de segurança do recinto e de controlo das entradas do espectáculo, a limpeza do recinto e o transporte dos espectadores e dos participantes, bem como todos os aspectos directa ou indirectamente relacionados com a produção, realização, emissão e divulgação do espectáculo.

O Governo Regional vai financiar a emissão do programa. O objectivo é promover os produtos agrícolas e o turismo da Madeira, embora o mote oficial seja a celebração dos 20 anos de apresentação do concurso por Fernando Mendes.