Madeira

Projecto AconXego vai doar mais 300 naninhas a crianças em reabilitação

Fotos DR/Facebook
Fotos DR/Facebook

Os voluntários do projecto AconXego - Naninhas do Bem Madeira comprometeram-se a criar e entregar, de uma só vez, cerca de 300 naninhas (almofadas em forma de cão) às crianças que estão a ser acompanhadas pelo Serviço Regional de Medicina Física e de Reabilitação Pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma forma de assinalar, com um gesto de grande humanidade, o Dia Mundial da Criança que, anualmente, é celebrado no dia 1 de Junho.

"Fomos desafiados pelo Serviço Regional de Medicina Física e de Reabilitação Pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, a confeccionar aproximadamente 300 Naninhas para entregar às crianças que são acompanhadas por este serviço, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança", anunciam numa nota o Projeto AconXego - Naninhas do Bem Madeira.

A ideia foi-se desenvolvendo e era preciso colocar em prática, por isso "após contacto com alguns voluntários e entre todos aceitamos o desafio, era hora de arregaçar as mangas!!!", contam. "No próximo sábado dia 27 de Maio, a partir das 10h00, todos os voluntários envolvidos, cerca de 60 elementos, iremos finalizar as Naninhas, para posterior entrega, que consiste no enchimento, a carimbagem e o embalamento das mesmas", garantem.

Numa operação tão intensa, todas as ajudas contam e, por isso, "todo este processo só é possível com a colaboração da Junta de Freguesia de São Martinho na cedência de um espaço, para a realização da etapa final deste processo", agradecem.  

E concluem: "Queremos de alguma forma divulgar este momento, por forma a mostrar à comunidade aquilo que fazemos, qual é o nosso foco e o nosso objetivo, mas principalmente agradecer publicamente aos voluntários que dedicaram horas e horas do seu tempo em prol dos mais pequenos."

É, efectivamente, um trabalho meritório e que, se não sabia, começou já há algum tempo. Alguns anos, mais precisamente. Tudo começou de uma iniciativa de uma 'Fada do Bem', que é como chamam as dezenas de voluntários, que hoje fazem nos seus tempos livres as peças que vão aconchegar os dias e as noites das crianças.

"Somos um grupo de voluntários dinamizadores do projeto AconXego - Naninhas do Bem Madeira, que surgiu para colmatar a necessidade de amenizar a dor de uma criança que se encontre em tratamentos oncológicos, tratamentos prolongados e crianças hospitalizadas em geral, proporcionando-lhe uma estadia mais prazerosa e confortável", explicam. 

"Temos como objetivo mobilizar instituições e voluntários em geral, na criação e confecção das Naninhas (almofadas em forma de cão) para oferecer a crianças e idosos em situações mais vulneráveis, promovendo desta forma uma ligação intergeracional na comunidade. Em suma, fazer deste projeto, uma verdadeira troca de amor, é um ato de pessoa para pessoa, espalhando sorrisos na forma de AconXego!", resumem.

Estando integrados na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de São Martinho, é a partir dali que desenvolvem acções de modo a finalizar e orientar os trabalhos. E têm sido muitos, centenas e centenas de naninhas do bem entregues ao longo destes anos.   

"A particularidade deste projeto é que cada Naninha é confeccionada de forma única e são elaboradas a partir de tecidos que já não têm utilidade. Não confeccionamos Naninhas iguais, tratando-se de um produto personalizado, com o cunho individual de cada voluntário", reforça.

E acrescentam facto importante: "Salientamos que uma das premissas deste projeto é não haver contrapartidas financeiras. Não há venda do nosso produto, apostamos numa relação de troca, ou seja, se houver interesse no nosso produto para uma criança ou um idoso, fazemo-lo em troca de material." 

Não é por demais referir que este "é um trabalho sem fins lucrativos, contamos apenas com a colaboração voluntária, no que diz respeito a doação de material (tecidos, linhas feltro e enchimento sintético antialérgico) e ainda voluntários para costurar as Naninhas, garantindo assim o compromisso de entregar mensalmente 60 Naninhas no Serviço de Pediatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça".

Saiba mais sobre este valoroso trabalho neste endereço.