Madeira

Crianças do 1.º ciclo apresentam propostas na CMF

None

Decorreu, hoje, na Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal (CMF), o projecto 'Crianças em ParticipAção 2022-2023', onde crianças do 1.º ciclo apresentaram propostas à autarquia.

 Promovido pelo Departamento de Educação e Valorização Social do município, este projecto é dirigido ao 1.º ciclo e enquadra-se no processo de novo reconhecimento do Funchal enquanto 'Cidade Amiga das Crianças' e visa possibilitar a participação activa na gestão escolar, em assuntos que, naturalmente, lhe dizem respeito.

Na edição de 2022/2023 cinco escolas - EB1/PE Ajuda, EB1/PE Bartolomeu Perestrelo, EB1/PE Eleutério de Aguiar, EB1/PE Ribeiro Domingo Dias, EB1/PE São Filipe - chegaram à fase de apresentação de propostas.

Entre os objectivos deste projecto, destaque-se a promoção da cidadania participativa e desenvolvimento deste espírito na comunidade escolar, sensibilização das crianças e jovens em questões do poder local, regional e nacional, contribuição para a formação de crianças e jovens, através do desenvolvimento da sua personalidade, formação e carácter, proporcionar a compreensão dos deveres e direitos de cidadão, sobretudo pelo levantamento de problemas e propostas de soluções e ainda a promoção de uma gestão integrada do território.

O projecto consiste na realização de um Orçamento Participativo escolar, com uma verba de 5.000 euros, a distribuir equitativamente pelas cinco propostas mais votadas das escolas participantes. O valor atribuído deverá ser aplicado no estabelecimento de ensino em equipamentos/materiais até o valor máximo de 1.000 euros.

Na sessão estiveram presentes a vereadora Helena Leal, que tutela a Educação, e o presidente da AM, João Luís Nunes.