Desporto

Presidente do Comité Olímpico de França demite-se a 14 meses dos Jogos Olímpicos

None
FOTO FRANCK FIFE / AFP

A presidente do Comité Olímpico de França (CNOSF), Brigitte Henriques, eleita em junho de 2021, renunciou hoje ao cargo, em plena Assembleia Geral, 14 meses antes dos Jogos Olímpicos Paris2024, anunciou hoje o organismo.

Brigitte Henriques, antiga vice-presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), deixou o cargo após ano e meio de conflitos, rivalidades internas e uma 'guerra aberta' com o seu antecessor, Denis Masseglia.

A secretária-geral, Astrid Guyart, vai assegurar interinamente a liderança do organismo olímpico, até à eleição de um novo presidente, "nos próximos três meses", detalhou o comunicado do CNSOF.

"A situação já não era sustentável, ela fez a escolha certa", reagiu o presidente de uma das federações presentes numa das reuniões magnas mais concorridas do organismo, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

O CNOSF enfrenta há mais de ano e meio uma crise sem precedentes, entre ameaças e denúncias, revelações e trocas de emails na comunicação social.

Este 'clima' tornou-se insustentável nos últimos dias, depois de Denis Masseglia ter avançado com uma queixa judicial por abuso de confiança de Brigitte Henriques.

"Esta demissão é uma forma de resolver esta crise, foi um ato bastante nobre", assinalou o presidente de uma outra federação, igualmente citado pela AFP.