5 Sentidos

Entrega de prémios da 3.ª edição do FUNFEST esta sexta-feira

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, realiza esta sexta-feira, 26 de Maio, a cerimónia de entrega de prémios da 3.ª Edição do FunFest – Festival Internacional de Cinema. O evento terá lugar pelas 10 horas, no Salão Nobre.

"Com o objectivo principal de estimular a criatividade e o interesse pela produção audiovisual, o concurso pretende potenciar a aquisição de competências multifacetadas subjacentes à produção audiovisual, designadamente literárias, históricas, culturais, musicais, cénicas e linguísticas, promovendo a literacia da leitura, da informação, do digital e até da dos media, numa perspectiva entre pares, de jovens para jovens", explica a instituição de ensino em nota emitida.

A terceira edição do FunFest contou com a participação de 382 filmes: 18,8% do ensino secundário e 82,2% do ensino superior; já no TOP 5 dos países que os submeteram, foram recebidos 39 dos Estados Unidos, 30 do Brasil, 27 do UK, 20 de Espanha e 19 de Portugal.

Integrado no Projecto Cultural de Escola e na Bienal do Plano Nacional das Artes, o concurso desafiou os participantes a reflectirem sobre o tema 'EmocionARTE'. A partir das emoções, o concurso pretendeu encorajar os jovens participantes a produzirem vídeos relacionados com temáticas regionais, nacionais, europeias e mundiais, como forma de sensibilizar a comunidade escolar para questões actuais, e a criação de instrumentos diversificados e de interesse juvenil, de promoção da cidadania, participação activa e pensamento crítico ligados às artes. 

O FunFest contou com a parceria do programa EDUCAmedia, da Divisão de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem, da Direção Regional de Educação e com o apoio do actor e ex-aluno do Conservatório, Dinarte Freitas, que tem vindo a apadrinhar a iniciativa desde o início.

Também no âmbito do Festival, os alunos dos Cursos Profissionais do Conservatório tiveram a oportunidade de participar em diversas actividades ligadas ao audiovisual, contando com o apoio do Teatro Municipal Baltazar Dias, do Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, do compositor Pedro Macedo Camacho e do realizador Luís Miguel Jardim.