Madeira

"Doença mental pode atingir qualquer um"

None

Na mesa redonda 'Saúde mental para todos', que decorreu no âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública', a médica Ivone Nunes realçou a importância de pedir ajuda. "A doença mental pode atingir qualquer um, ninguém está livre", disse.

A profissional destacou o papel da prevenção tanto nas escolas, nos trabalhos e até nas famílias no que diz respeito à proteção e alerta para os sintomas de uma eventual doença mental.

Dada à conjuntura actual, a pandemia, a guerra e a inflação o desafio "é manter o equilíbrio".

Já a médica Susana Gonçalves referiu a importância dos cuidados de saúde primária nestes doentes, acrescentando que os profissionais devem estar capacitados para reconhecer sintomas e saber comunicar com os utentes. "Às vezes é difícil saber o que o doente quer e o que o doente sente", disse.

Por fim, abordou a importância da comunicação social para que exista uma mudança do estigma existente nas doenças mentais.

O médico Paulo Rego Sousa, que falou sobr a temática 'Saúde Mental ao longo da vida, a importância do desenvolvimento infantil', explicou que o ambiente onde a criança está inserida é "fundamental" para a sua saúde psicológica e mental, realçando a importância do "carinho e afecto no seio familiar".