Madeira

40% das casas na Madeira foram vendidas a estrangeiros em 2022

Os dados são da Remax que nota um crescimento nas ilhas superior ao continente

None

Madeira registou um volume de preços de 85,4 milhões de euros

Cerca de 40% da oferta imobiliária vendida em 2022 na Madeira foi absorvida por clientes estrangeiros. A novidade foi avançada pela Remax que destaca o crescimento nas ilhas superior à média nacional.

A Remax Portugal, rede imobiliária que se apresenta como líder de mercado, tem 3 agências na Madeira e 8 nos Açores. No ano passado registou um incremento de 23% em volume de preços e de 3,4% em transações. Na Madeira o volume de preços atingiu os 85,4 milhões de euros e os Açores os 84,2 milhões.

No global insular, o volume de preços cifrou-se assim nos 169,6 milhões de euros, resultante de 1.905 transações imobiliárias em ambos os arquipélagos. “Números que traduzem um crescimento do volume de preços na ordem dos 23%, e um aumento de 3,4% no número de transações face a 2021, mais evidente na região autónoma dos Açores. O ano foi sinónimo de dinamismo para as Ilhas portuguesas, já que o crescimento foi superior à média nacional”, realça a empresa imobiliária, em nota de imprensa.

Sempre que há referência à evolução do mercado imobiliário no nosso país, quase sempre nos cingimos a Portugal Continental e muito concretamente às regiões de Lisboa e do Porto. No entanto, os arquipélagos da Madeira e dos Açores são cada vez mais atrativos para investimento nesta área." Remax Portugal

Atenta à tendência do mercado e a uma aposta na capilaridade da rede, a Remax tem, actualmente, três agências na Madeira e oito nos Açores, num total de 155 consultores imobiliários nos arquipélagos (53 consultores com actividade na Madeira e 102 nos Açores).

Segundo os dados da imobiliária, os clientes nacionais intervêm na maioria das transações. No entanto, os estrangeiros têm maior peso na Madeira, do que nos Açores e nas restantes regiões do país. Em 2022, a nível nacional, os clientes portugueses representaram um pouco mais de três quartos das transações (76,1%), sendo que na Madeira foi de cerca de 60%. Já nos Açores, os clientes portugueses têm maior expressão, representando 87% das transações.

É possível ainda constatar que são os norte-americanos e os alemães quem mais investem nas duas regiões autónomas, depois dos portugueses. Os dados revelam que, à semelhança do que acontece no Continente, registou-se um aumento do peso dos clientes estrangeiros face a 2021, sobretudo os de nacionalidade norte-americana” Remax Portugal

“É possível ainda constatar que são os norte-americanos e os alemães quem mais investem nas duas regiões autónomas, depois dos portugueses. Os dados revelam que, à semelhança do que acontece no Continente, registou-se um aumento do peso dos clientes estrangeiros face a 2021, sobretudo os de nacionalidade norte-americana”.

Entre os factores que contribuem para a actratividade das ilhas dos Açores e de Madeira, a Remax identifica “a beleza natural das regiões, o clima, a hospitalidade e a gastronomia”.

Além disso, nota que “os governos regionais têm procurado desenvolver ecossistemas favoráveis aos negócios, através de um sistema de incentivos ao investimento que promovem a empregabilidade e o usufruto de benefícios fiscais, em sintonia com o desenvolvimento de infraestruturas tecnológicas e de acessibilidades, a par dos estímulos à formação e inovação”, salienta Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal.

Na verdade, a insularidade tem sido, historicamente, o grande entrave ao desenvolvimento das regiões autónomas, mas é cada vez mais um factor irrelevante na atractividade do investimento, como de resto os Açores e a Madeira têm demonstrado" Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal

A responsável pela imobiliária assume como objectivo “aumentar a capilaridade da rede com novas agências nas Ilhas”, onde acredita existir “bastante potencial para investimento imobiliário”.