Madeira

Existe uma "minimização do estigma" da saúde mental

Saúde Mental dá o mote para a Semana Europeia da Saúde Pública

None

Sob o tema 'Saúde Pública: Questões Globais, Acções Locais', a Semana Europeia da Saúde Pública, que se inicia hoje, começa por abordar a importância da saúde mental.

A enfermeira, do SESARAM, Ana Pereira explica que existe uma maior procura das pessoas sobre este tema e existe uma "minimização do estigma".

Há um conjunto de situações sociais que se têm vindo a agravar quer em termos sócio-económicos, quer em termos dos recursos sociais. Isto leva a uma maior procura. (...) Estamos a assistir a uma minimização do estigma da saúde mental. Ana Pereira

A Direcção Regional da Saúde (DRS) associa-se a esta comemoração, dinamizando de 22 a 26 de Maio, na Região, um Ciclo de Conversas com Peritos, sobre os temas da Semana Europeia da Saúde Pública.

A mesa redonda, desta segunda-feira, 22 de Maio, refere-se a 'Saúde mental para todos' e tem como moderador o jornalista Alberto Pita.

Susana Gonçalves, médica do SESARAM, vai abordar a 'Saúde Pública e a Comunicação sobre Saúde Mental', o médico Paulo Rego Sousa vai debruçar-se sobre a 'Saúde Mental ao longo da vida, a importância do desenvolvimento infantil', a enfermeira Ana Pereira falará sobre a 'Saúde Mental em momentos de crise e em grupos vulneráveis' e, por fim, a médica Ivone Nunes irá falar sobre a 'Prevenção em Saúde Mental, um desafio constante'.

A comemoração da Semana Europeia da Saúde Pública é uma iniciativa anual, da European Public Health Association (EUPHA), com início em 2019, e que tem como objectivo aumentar a consciencialização sobre a saúde pública e promover a colaboração entre a comunidade de saúde pública na Europa.