Madeira

Época balnear já vigora em 4 das 59 águas balneares da Região

A época balnear 2023, que abriu a 1 de Maio nas Piscinas do Porto Moniz e em três praias de banhos do Porto Santo, volta a ser progressiva até ao dia 1 de Julho

Praia do Cabeço da Ponta
Praia do Cabeço da Ponta, Foto OD/Arquivo

Desde o início do mês que já vigora, oficialmente, a época balnear 2023 em quatro das 59 praias da Região. Tal verifica-se em apenas uma água balnear localizada na ilha da Madeira, caso das Piscinas Naturais do Porto Moniz, que repete o arranque da época oficial de banhos a 1 de Maio, juntando-se este ano três praias sob concessão hoteleira no areal do Porto Santo, nomeadamente as praias do Cabeço da Ponta/Hotel Vila Baleira, do Ribeiro Salgado/Hotel Pestana Porto Santo e das Pedras Pretas.

Inicialmente só o complexo das Piscinas Naturais do Porto Moniz estava previamente indicado para iniciar a época balnear no início do mês de Maio, a exemplo do registado nos últimos anos, enquanto as três praias junto de unidades hoteleiras do Porto Santo tinham indicado o dia 15 de Maio para iniciar a época balnear, abertura que acabou por ser antecipada para o dia 1 de Maio a pedido dos concessionários.

A abertura da época balnear, como sempre, volta a ser progressiva. Na Madeira o pleno da época balnear só deverá ocorrer no mês de Julho.

De acordo com a Portaria que procede à identificação das águas balneares costeiras, fixando as respectivas épocas balneares, bem como à identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores para o ano de 2023, a Região conta este ano com 59 águas balneares ‘oficiais’ (50 na ilha da Madeira, 9 em Porto Santo).