Madeira

Mercado Quinhentista com investimento superior a 70 mil euros

A apresentação da edição deste ano acontece logo à tarde, pelas 17h30, na capela de São Roque, em Machico

A edição deste ano tem como tema 'Tristão das Damas'. 
A edição deste ano tem como tema 'Tristão das Damas'. , Foto Aspress/Arquivo

Conheça aqui que outras iniciativas marcam a agenda desta terça-feira, dia 2 de Maio, quando faltam 243 dias para o termo de 2023.

A edição deste ano do Mercado Quinhentista, que acontece entre os dias 2 e 4 de Junho, em Machico, terá um investimento superior a 70 mil euros. O número foi adiantado ao DIÁRIO por Ricardo Caldeira, um dos elementos da organização deste evento que vai já para a sua 16.ª edição.

O professor da Escola Básica e Secundária de Machico, entidade que promove o evento que já faz parte do programa anual de iniciativas culturais da Região, refere que nessas contas entram como proveitos não só as verbas da organização, mas também os apoios garantidos pela Câmara Municipal de Machico e pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

XVI Mercado Quinhentista de Machico dedicado a 'Tristão das Damas'

Certame acontece nos dias 2, 3 e 4 de Junho

A edição deste ano, que o docente diz ser a maior e melhor de sempre, terá como tema ‘Tristão das Damas’, o segundo capitão donatário da capitania de Machico, filho de Tristão Vaz Teixeira. O facto de esta recriação histórica ter, a cada ano, uma temática distinta prende-se, reforça Ricardo Caldeira, com a intenção de abordar diferentes aspectos da história local, regional e nacional, dentro do hiato temporal em apreço, na esfera dos Descobrimentos.

Em Machico, ainda conseguimos ter algumas referências a Tristão das Damas. Além da sua prestação ligada à cultura, enquanto poeta, com três poemas no ‘Cancioneiro de Garcia de Resende’, temos a Capela de São Roque, que foi ele quem mandou construir, depois da peste que assolou a Madeira, com grande incidência em Machico. Mandada construir por ele foi, também, a Capela de São João Baptista, na Igreja Matriz, para jazigo da família Teixeira, onde o próprio viria a ser sepultado.  Ricardo Caldeira, organização do Mercado Quinhentista 

Como habitualmente acontece, os cortejos que terão lugar na sexta-feira e no sábado do primeiro fim-de-semana do Junho são os pontos altos do evento, momentos em que se regista, também, o maior número de participação dos figurantes.

Este ano está prevista a participação de mais de 1.350 figurantes. Na primeira edição do mercado esse número não foi além dos 250 figurantes, maioritariamente ligados ao estabelecimento de ensino responsável pela dinamização do evento. Ao longo dos anos, o número de participantes tem vindo a crescer, conforme constatou, ao DIÁRIO, Ricardo Caldeira.

Cada vez mais nós funcionamos em rede, sempre com a Escola Básica e Secundária de Machico a liderar o projecto. Mas, de forma generalizada, todas as instituições do concelho estão associadas ao evento, e cada vez mais há interesse das escolas e instituições de outros concelhos em querer participar, alargando, mesmo, as suas fronteiras até ao continente. Ricardo Caldeira, organização do Mercado Quinhentista 

O responsável pela organização refere que “não é normal as escolas organizarem eventos desta natureza e dimensão”, justificando essa situação com o facto de os estabelecimentos de ensino “não estarem estruturados e não terem capacidade para tal”. Para tornar mais fácil a gestão de todo o projecto, a Escola de Machico criou, já há alguns anos, uma associação, formada por docentes do seu quadro, indo ao encontro das exigências que a dimensão do evento tem vindo a determinar. Perante isso, o professore reforça que “é importante que as escolas tenham esta abertura, sendo capazes de sair do seu contexto e dos seus muros, na sociedade em que estão integrados, servindo, ao mesmo tempo, como elemento que fomenta uma certa identidade, mesmo do concelho de Machico”.

Incluído no projecto do Mercado Quinhentista está o Colóquio que o antecede, que vai para a 15.ª edição e que tem, habitualmente, o mesmo tema, servindo até como contextualização. O deste ano, que acontece a 6 de Maio, já tem os cerca de 250 lugares preenchidos, sobretudo por professores, já que esta iniciativa costuma ser credenciada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

Conforme já anunciado pela organização, este encontro contará com oito oradores, dois dos quais vindos do continente, que irão abordar diferentes aspectos relacionados com ‘Tristão das Damas’.

O genealogista madeirense Paulo Santos Perneta falará de ‘Tistão da Ilha e a ilha de Tristão: a origem dos Teixeiras madeirenses’; João Luís Freire abordará ‘A poesia de Tristão das Damas no Cancioneiro de Garcia Resende’; Octávio Freitas falará ‘Da cozinha medieval e renascentista à cozinha tradicional e de autor’; enquanto Emanuel Gaspar tratará da ‘A arquitectura levantada por Tristão das Damas’. Entre os dois conferencias do continente, José Manuel Garcia irá falar de ‘O ambiente cultural na corte de D. Manuel I’ e Graça Videira Lopes sobre ‘Trovadores e culturas no tempo de Tristão das Damas’.

Inscrições esgotadas para o XV Colóquio do Mercado Quinhentista

O XV Colóquio do Mercado Quinhentista regressa à cidade de Machico no próximo dia 6 de Maio, sob o tema 'Tristão das Damas'. As inscrições, que contaram com a participação d e250 pessoas, já se encontram esgotadas.

Estes e outros aspectos serão objecto de maior detalhe logo à tarde, na apresentação da 16.ª edição do Mercado Quinhentista, que está apontada para as 17h30, na Capela de São Roque, em Machico.

Veja que demais iniciativas marcam a agenda desta terça-feira

Política

Às 9 horas tem início a primeira reunião plenária deste mês Maio, na Assembleia Legislativa da Madeira. Serão vários os assuntos debatidos no parlamento, com destaque para a apreciação na generalidade da proposta legislativa do JPP, com vista ao aumento do valor pago aos agricultores por casa quilo de cana sacarina produzido. Da autoria do PCP, será apreciado a proposta de redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais. O PS traz ao ‘barulho’, uma vez mais, as listas de espera do SESARAM.

Às 09h30, Ireneu Cabral Barreto preside à sessão solene comemorativa do 35.º aniversário da Secção Regional da Madeira do Tribunal de Contas, uma cerimónia que contará, também, com as mais altas figuras da Região, nomeadamente José Manuel Rodrigues e Miguel Albuquerque.

Às 15 horas, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, preside à cerimónia de abertura da campanha ‘Maio Amarelo’, no auditório do Colégio dos Jesuítas

Cultura e espetáculos

Prosseguem, hoje, as iniciativas integradas na Festa da Flor 2023. Para as 20 horas está agendado o concerto da Tuna Universitária da Madeira – TUMa, na Placa Central da Avenida Arriaga.

Saiba, também, que efemérides têm marcado o dia 2 de Maio, ao longo dos tempos: 

1895 - O território britânico no sul de África é reorganizado sob o nome de Rodésia.

1945 - II Guerra Mundial. Berlim rende-se às forças soviéticas.

1956 - Médio Oriente. Entra em vigor o acordo de cessar-fogo entre Síria e Israel.

1962 - O Benfica torna-se bicampeão europeu, vencendo o Real Madrid por 5-3, em Amesterdão.

1968 - Maio de 68. Onda de protestos com manifestações estudantis para pedir reformas no setor educacional. Incidentes entre estudantes e polícia, em Nanterre. A Faculdade é encerrada. Concentrações são convocadas para a Sorbonne. O movimento, a que se juntarão trabalhadores, crescerá tanto que evoluirá para uma greve geral, a maior da Europa, que afetará o governo do então Presidente da França, Charles De Gaulle. 

1984  Portugal, África do Sul e Moçambique assinam o acordo tripartido sobre a Barragem de Cahora Bassa.

1990 - O Parlamento checoslovaco aprova a abolição da pena de morte.

1991 - A Comunidade Europeia e a EFTA assinam o acordo para o Mercado Económico Europeu.

1998 - Cimeira do Euro. Apresentação da moeda única europeia.

2003 - Iraque. Começa a instalação de uma "força internacional de estabilização". O país é dividido em três setores, sob controlo dos EUA, Reino Unido e Polónia.

2010 - Os ministros das Finanças da Zona Euro aprovam um plano de ajuda à Grécia no valor de 110 mil milhões de euros, ao longo de três anos, cabendo 80 mil milhões aos Estados-membros da Zona Euro e o restante ao Fundo Monetário Internacional. Em 11 anos de história da moeda única europeia é a primeira vez que um estado-membro tem de ser salvo da bancarrota pela incapacidade de refinanciar a sua dívida nos mercados internacionais.

2011 - Morre, aos 76 anos, Boris Ieltsin, primeiro Presidente da Rússia após o colapso económico da União Soviética. 

2020 - Termina o terceiro período do estado de emergência devido à covid-19, que tinha começado a 18 de abril. Portugal passa para o estado de calamidade.

2022 - A UEFA proíbe clubes russos de entrar nas competições europeias de futebol em 2022-2023.

Pensamento do dia

"No meio de uma grande alegria não prometas nada a ninguém. No meio de uma grande fúria não respondas a carta alguma". Provérbio chinês.