Madeira

'Crescer com o mar no horizonte' chega a 250 alunos da Região

None
Foto SRE

O Fórum de Educação Marítima 'Crescer com o mar no horizonte' juntou, ontem e hoje, nas Escolas Básica e Secundária Gonçalves Zarco e de Machico, 250 alunos do 3.º ciclo e dos cursos profissionais, que puderam ouvir agentes ligados ao mar e conhecer muitas das saídas profissionais directa e indirectamente ligadas a este sector.

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve presente no evento, integrado no programa oficial da Madeira Maritime Week, que decorreu na Região, entre os dias 15 e 19 de Maio.

Os alunos no 9.º ano de escolaridade estão num momento importante de decisão no seu percurso académico e quanto melhor esclarecidos, mais capacitados e maior conhecimento tiverem das diferentes opções profissionais, mais consciente poderá ser a sua tomada de decisão. Foi um momento para poderem, junto de diferentes profissionais que intervêm nas atividades ligadas ao mar, esclarecer dúvidas. Embora o mar seja muito associado à atividade piscatória, há toda uma dimensão ao nível dos navios de cruzeiro e da marinha comercial que contempla praticamente todas as atividades profissionais; as profissões exercidas em terra são passíveis de serem exercidas no mar. Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia

Os estudantes começaram por conhecer 'Casos reais no seio da indústria marítima', ouvindo testemunhos de profissionais, alguns dos quais madeirenses, em posições de destaque em empresas internacionais, como Carla Vieira, Ana Melim, Nicole Jesus e Carla Olival, Presidente da Women’s International Shipping & Trading Association (WISTA) Portugal, e Radina Russeva, assessora de comunicação da European Maritime Safety Agency (ESMA).

Na segunda parte do Fórum, os alunos puderam conhecer as 'Entidades formadoras' e as diversas opções que cada qual dispõe, mercê das intervenções de Vítor Franco Correia, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), Raquel Patrocínio, do Instituto Profissional de Transportes e Logística (IPTL), e Olga Delgado, diretora executiva do Centro de Estudos e Desenvolvimento VITAMINA.