Desporto

Benfica joga em Portimão com o título no horizonte, Paços pode ser despromovido

Marítimo defronta amanhã o Sporting em Alvalade

None
Foto EPA

O Benfica, líder da I Liga portuguesa de futebol, procura hoje vencer no estádio do Portimonense, aproximando-se quase definitivamente de um título que lhe escapa há três épocas e que pode conquistar já na 32.ª e antepenúltima jornada.

Para isso, os lisboetas -- sem o defesa argentino Otamendi, devido a suspensão -- precisam de ganhar à equipa algarvia, 13.ª classificada e com a manutenção garantida, em jogo com início às 18:00, e de esperar que o campeão FC Porto, segundo colocado, perca no domingo, na receção ao Casa Pia.

O Benfica, que na próxima jornada se desloca ao estádio do Sporting, aumentará de quatro para sete pontos a vantagem sobre o FC Porto com um triunfo em Portimão, suficiente para assegurar a conquista do 38.º título se os 'dragões' forem derrotados no dia seguinte, pois ficarão apenas seis em disputa nas últimas duas rondas.

Já hoje, pode ser conhecida a primeira equipa despromovida ao segundo escalão, situação indesejável em que se encontra o Paços de Ferreira, 17.º e penúltimo classificado, e que fica com esse destino traçado caso perca no reduto do Desportivo de Chaves e o Marítimo (16.º) vença depois no estádio do Sporting, quarto colocado.

Mesmo sem se terem inscrito nas competições europeias, os flavienses, que ocupam o sétimo lugar, ainda podem chegar aos lugares de acesso à Liga Conferência Europa da próxima temporada (quinto e sexto).

No outro jogo dia, o Vizela (11.º) vai receber o Famalicão (oitavo), numa ronda que se iniciou na sexta-feira, com a vitória do Gil vicente sobre o Boavsta por 3-1, resultadoque garantiu definitivamente aos gilistas a permanência direta na prova.

Programa da 32.ª jornada

- Sexta-feira, 12 mai:

Gil Vicente -- Boavista, 3-1

- Sábado, 13 mai:

Vizela -- Famalicão, 15:30

Desportivo de Chaves - Paços de Ferreira, 15:30

Portimonense -- Benfica, 18:00

Sporting -- Marítimo, 20:30

- Domingo, 14 mai:

Rio Ave - Vitória de Guimarães, 15:30

Sporting de Braga - Santa Clara, 18:00

FC Porto - Casa Pia, 20:30

- Segunda-feira, 15 mai:

Estoril Praia -- Arouca, 20:15