Os jovens e a política

A política é uma das áreas fundamentais na sociedade atual, onde a democracia é a verdadeira e única solução para uma governança justa, equitativa e que atenda às necessidades da população, sendo a juventude um dos pilares fundamentais a considerar. Assim sendo, não cabe apenas ao Governo Regional da Madeira incentivar a literacia democrática, mas também aos partidos democraticamente eleitos representarem fielmente os seus ideais partidários, algo que se tem paulatinamente desvanecido.

Com efeito, é hoje inquestionável a descrença colossal a propósito da democracia e do seu funcionamento que tem emergido nos últimos tempos, principalmente entre os jovens eleitores. Não obstante, a culpa não é da juventude, mas sim da sociedade que desvaloriza a opinião dos jovens. Contrariando essa realidade factual, acredito que o desinteresse não seja total, e que existam jovens que querem ser ouvidos, tendo a oportunidade ideal para fazê-lo nas próximas eleições regionais.

Deste modo, desafio tanto o Governo Regional quanto os partidos opositores, principalmente o PS-Madeira e a JS-Madeira, que são a verdadeira alternativa política e têm estado alinhados com os pensamentos e lutas dos jovens, especialmente no que se refere à luta pelo trabalho digno, a ouvirem os jovens, procurando entender a sua perspetiva sobre a triste realidade que muitos madeirenses, inclusive jovens, vivem. Os jovens são a força motriz do futuro!

João Miguel Ferreira