Madeira

Alunos vão ao parlamento regional falar do impacto das migrações

None

Na próxima sexta-feira, dia 5 de Maio, a Assembleia Legislativa da Madeira acolhe a 4.ª edição do MadeiraMUN (do inglês Model United Nations - Modelo das Nações Unidas), uma simulação de um debate das Nações Unidas que se destina a alunos do ensino secundário.

A edição deste ano terá como tema 'O Impacto das Migrações no Mundo Actual'. A sessão de abertura será presidida por José Manuel Rodrigues, presidente do parlamento madeirense.

Vão participar 42 alunos de seis escolas: Escola Secundária Jaime Moniz, Escola Secundária Francisco Franco, Escola Básica e Secundária de Machico, Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana). 

Nesta iniciativa, os alunos participam como 'delegados' de um Estado-membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual simulam comités.

"Este tipo de experiências não só permite aos estudantes envolverem-se no debate de importantes e actuais questões internacionais, como também alargar a sua visão do mundo e o seu conhecimento no que diz respeito às relações internacionais e ao papel da ONU, levando a que os jovens desenvolvam o seu espírito crítico, a sua consciência social, bem como os tão importantes habilidades emocionais. O MUN ambiciona educar os seus participantes relativamente a questões cívicas, de comunicação eficaz, globalização e diplomacia multilateral", refere a Assembleia Legislativa da Madeira em comunicado.