Madeira

PME's vão ter apoio na definição de plano para transição digital

Programa aposta da sustentabilidade ambiental e tem inscrições abertas a partir de hoje

None

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Economia e da Startup Madeira, vai dispensar 20 mil euros para apoiar as pequenas e médias empresas (PME's) regionais a definir um plano para a sua transição digital, com vista à sustentabilidade ambiental.

Na conferência de apresentação do 'Madeira Innovation Challenge' que teve lugar esta manhã, no Madeira Tecnopolo, Carlos Soares Lopes fez saber que este é um primeiro passo do que diz ser um "desafio à inovação".

As candidaturas podem ser feitas a partir de hoje, até 8 de Junho, no site da Startup Madeira. Serão seleccionadas 10 pequenas e médias empresas, com base em requisitos como o alinhamento com a iniciativa, a estratégia de inovação da empresa face ao uso de tecnologia ou o seu nível de maturidade digital, entre outros aspectos.

O plano de actividades do programa inclui um momento 'Think tank' com dinâmicas pensadas para maximizar sinergias entre os participantes e contacto com factores da transição digital aplicadas à economia circular.

Haverá, também, um momento 'hands on' dedicado ao desenvolvimento de um plano de acção para alcançar os objectivos propostos.

Na ocasião, Rui Barreto destacou o facto de Madeira estar "no caminho certo", no que toca à inovação, dando como exemplo a terceira posição que a Região mereceu no Índice de Competitividade Regional, da União Europeia, no que toca à maior progressão registada entre 2016 e o ano passado.

Para o secretário regional de Economia o "tempo disruptivo" que atravessamos determina que não possamos perder nenhuma oportunidade ou fundos para apostar na inovação, capacitando o tecido empresarial regional para os novos desafios.

O governante focou, também, a aposta feita na valorização e capacitação dos recursos humanos e no que diz ser a "economia do conhecimento". Rui Barreto não tem dúvidas de que são iniciativas como esta que foi hoje apresentada que vão tornar as empresas mais competitivas. "A eficácia vai fazer crescer a economia", sustentou.

O 'Madeira Innovation Challenge' vai decorrer nos dias 14, 15 e 20 de Junho, no hotel VidaMar. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do SIH - Smart Islands Hub, um consórcio que envolve várias entidades regionais e nacionais.