Madeira

Educação investe na formação de professores para uso do digital

Cursos serão em formato e-learning e em diversas áreas. O concurso para formadores está aberto até sábado

None Ver Galeria

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação lançou um concurso público para adquirir serviços de formação de recursos em competências digitais, uma das apostas da chamada escola do futuro. O investimento abrange várias áreas e deverá chegar a toda a Madeira.

A conciliação das tecnologias com a vida familiar, a aplicação dos recursos digitais, a inteligência artificial, a relação com os media, o jogo e a gamificação estão entre os temas contemplados. Ao todo são 11 lotes/formações a contratar. O prazo para concorrer termina às 23h59 do próximo sábado.

Trata-se de um investimento de 28.000 euros (a que acresce o IVA) para ser realizado até 31 de Dezembro deste ano, segundo o anúncio enviado para publicação em Diário da República no passado dia 27 e publicado no dia seguinte. O prazo de execução máximo é de 220 dias, sendo a proposta economicamente mais vantajosa o único critério de adjudicação.

Estas oficinas/cursos estão divididos por temas. O serviço de formação em ‘Educação para os Media Digitais’ está a concurso por 1.800 euros; o de ‘Cidadania Digital: Os Media e o Bem-Estar Digital’, por 3.000 euros; ‘Tecnologias no 1.º Ciclo’, por 1.200; ‘Aprender na era das tecnologias móveis’, por 2.400. Encontra ‘A Felicidade nas Escolas: conciliar relacionamentos e tecnologia’, com preço base de 3.000 euros. O mesmo valor é oferecido para formar em ‘Avaliação Pedagógica. Regras e Recomendações para a Construção e Itens Digitais’; ‘Aplicação dos Recursos Digitais no processo Ensino Aprendizagem’; Aplicação dos Recursos Digitais no processo Ensino Aprendizagem - Nível II’; ‘Inteligência Artificial na Educação’ e ‘Bullying & Cyberbullying’. O rol de 11 lotes fica concluído com a formação em ‘Estratégias de Aprendizagem baseadas em Tecnologias Digitais - O Jogo e a Gamificação’, este lançado por 2.400 euros.

Estas formações são todas de 15 horas, exceto a última, que é de 30. Estão previstas cinco sessões na generalidade dos casos. ‘Estratégias de Aprendizagem baseadas em Tecnologias Digitais - O Jogo e a Gamificação’ e ‘Tecnologias no 1.º Ciclo’ têm apenas duas sessões; ‘Educação para os Media Digitais’, tem três, e ‘Aprender na era das tecnologias móveis’, quatro.

As formações serão para um mínimo de oito formandos e máximo de 20, as datas de realização das ações deverão ser propostas pelos concorrentes, dentro do prazo previsto. São todos cursos em formato e-learning para docentes dos grupos de recrutamento, abrangidos pela certificação e que leccionam em escolas públicas da Região.

‘Educação para os Media Digitais’ tem como objectivo promover uma relação crítica com os recursos, que actualmente se apresentam maioritariamente em suporte digital. ‘Cidadania Digital: Os Media e o Bem-Estar Digital’ para desenvolver a literacia mediática. ‘Tecnologias no 1.º Ciclo’ quer assegurar o conhecimento de ferramentas e outros recursos digitais, assim como a aquisição de competências pedagógicas baseadas em tecnologias digitais. ‘Aprender na era das tecnologias móveis’ é uma oficina baseada na pedagogia de Mobile Learning que pretende contribuir para a melhoria das competências digitais dos educadores e dos professores. ‘A Felicidade nas Escolas: conciliar relacionamentos e tecnologia’ vai promover uma reflexão sobre a realidade específica das Escolas enquanto espaços suscetíveis de proporcionar felicidade. ‘Avaliação Pedagógica. Regras e Recomendações para a Construção e Itens Digitais’ visa a capacitação dos professores ao nível da aquisição de conhecimentos e competências digitais e para incentivar o uso diário.

‘Aplicação dos Recursos Digitais no processo Ensino Aprendizagem’ é apresentado como um curso para “formação no domínio da aplicação de recursos pedagógicos, em contexto de sala de aula, baseados em tecnologias digitais que contribuam para a simplificação e melhoria dos procedimentos pedagógicos e do processo de ensino aprendizagem, em ambientes físicos presenciais ou à distância”. Aplicação dos Recursos Digitais no processo Ensino Aprendizagem - Nível II’ quer “contribuir para a aquisição de conhecimentos que permitam o desenvolvimento das competências digitais dos docentes e a melhoria das práticas letivas, baseadas em metodologias e estratégias ativas inovadoras, em contexto de sala de aula”.

‘Inteligência Artificial na Educação’ vai abordar os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial e da sua aplicabilidade no domínio da Educação, vai identificar áreas onde pode ser aplicada, inclui a exploração de ferramentas que podem ser aplicadas em contexto de sala de aula, entre outras coisas.

‘Bullying & Cyberbullying’ quer “contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos e a aquisição de novas competências dos professores, ao nível da identificação de comportamentos de bullying e cyberbullying e respetiva intervenção em contexto escolar”. ‘Estratégias de Aprendizagem baseadas em Tecnologias Digitais - O Jogo e a Gamificação’ pretende abordar os princípios teóricos da aprendizagem baseada em jogos e na gamificação, bem como realizar actividades práticas.