5 Sentidos

Espólio da biblioteca de Machico aumentado com doação de particular

Foi hoje assinada a terceira adenda de doação do padre Agostinho Jardim Gonçalves, totalizando a oferta de oito mil livros

None

A Biblioteca Municipal de Machico - Francisco Álvares de Nóbrega viu, esta terça-feira, ser enriquecida a sua colecção, graças a mais uma doação do padre Agostinho Jardim Gonçalves. 

Com esta que é a terceira adenda de doação, somam-se, já, cerca de oito mil livros em língua estrangeira que pertenciam ao sacerdote e que, agora, fazem parte do espólio da biblioteca de Machico. 

Presente na cerimónia de assinatura esteve o secretário regional de Turismo e Cultura, bem como o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e ainda Santos Costa, na qualidade de elo de ligação entre o padre Agostinho Jardim Gonçalves e a referida biblioteca. 

Eduardo Jesus, na ocasião, além de deixar alguns elogios à forma como funciona e está a organizada a Biblioteca Municipal de Machico, destacou o "activo" que aquela instituição possui, e que agora será enriquecido com mais esta doação. 

Falando num "casamento que é muito oportuno", aludindo à integração de mais títulos em língua estrangeira e o aumento de residentes de outras nacionalidades, na Madeira, factores impulsionados pelo facto desta biblioteca estar, desde há pouco tempo, integrada na Rede Regional de Bibliotecas, estando mais perto dos leitores. 

No que respeita à doação hoje aumentada, Eduardo Jesus falou em "acto de generosidade" e, ao mesmo tempo, de "desprendimento" da parte do padre Agostinho Jardim Gonçalves. No entender do governante, os livros agora doados terão servido de 'fonte' para os pensamentos e reflexões do sacerdote, fazendo parte da vida "de forma intensa". 

A par disso, esta oferta vai permitir que o conhecimento chegue a mais pessoas, com Eduardo Jesus a apontar que "guardar conhecimento não é uma boa prática", devendo este ser colocado à disposição do maior número de pessoas possível, contribuindo para o seu enriquecimento. 

Pelo facto de esta ser a terceira adenda à doação, o secretário regional destaca a "confiança" estabelecida entre as partes, o que "significa que esta é a casa que ele entende que cumpre os requisitos nesse lógica de confiança para este património", aspecto destacado como elogio à própria biblioteca.