5 Sentidos

Concerto de Quaresma aconteceu na Igreja de São Roque

Foto Eugénio Perregil
Foto Eugénio Perregil

Esta tarde decorreu o concerto de Quaresma na igreja paroquial de São Roque com os poemas da obra "As três taças" de Vasco Gama Rodrigues.

O evento contou com a presença do tenor madeirense Alberto Sousa e o organista sul-africano Daniel Nell.

Esta produção artística, agora apresentada,  faz parte de sequência de uma encomenda artística, feita pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social ao maestro João Victor Costa, há cerca de 6 anos e que foi a última grande obra composta pelo maestro.

Os poemas musicados fazem parte da obra do poeta natural do Paul do Mar, Vasco da Gama Rodrigues e surgiu no âmbito da comemorações dos 100 anos do nascimento do poeta, ocasião onde foram promovidas diversas iniciativas educativas levadas a efeito pelo Centro de Estudos da Calheta e pela Casa do Povo do Paul do Mar para dar a conhecer aquele poeta paulense que produziu três obras literárias: "Os Atlantes" (1961); "As Três Taças" (1972) e o "Cristo das Nações" (título póstumo- 1995).

Os concertos organizados pelo Centro de Estudos da Calheta surge numa parceria com a Casa do Povo do Paul do Mar e as paróquias de São Roque e Ribeira Brava.

Da primeira vez que os concertos com os poemas de Vasco da Gama Rodrigues foram estreados, realizaram-se na igreja do Paul do Mar e na igreja da Vila da Calheta no passado mês de Fevereiro e contou com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.

Amanhã acontece o mesmo concerto na igreja Matriz da Ribeira Brava pelas 19 horas e com entrada livre.