Madeira

PTP acusa secretário regional de permitir agressões, aliciamento, escravatura e violência

Em causa estão as recentes declarações de Jorge Carvalho

None

As declarações proferidas pelo secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, que criticou a recusa dos alunos da Escola Hoteleira, naturais de São Tomé e Príncipe, em assistir às aulas depois de denunciarem alegados casos de escravatura na instituição de ensino, continuam a dar que falar. Ao longo da última semana, os vários partidos da oposição na Madeira têm tecido largas críticas ao comportamento do governante. 

Esta sexta-feira, 31 de Março, é a vez do Partido Trabalhista Português da Madeira. Em nota emitida, assinada por Quintino Costa, o partido acusa Jorge Carvalho de ser leviano e permitir casos de agressões, aliciamento, escravatura e violência nas escolas da Região. 

"As declarações do senhor secretário regional da educação são declarações irresponsáveis e vergonhosas para os madeirenses", começam por escrever. 

Este secretário da educação é o mesmo que em tempos fechou os olhos a um director de uma escola no Curral das Freiras que não respeitava os direitos laborais dos trabalhadores durante tantos anos, é o mesmo secretário que permitiu e conhecia que no conservatório de música houvesse aliciamento a adolescentes por parte de um coordenador de curso, é o mesmo secretário que permite que exista escravatura na escola hoteleira e ainda pede aos alunos que se mantenham em silêncio que o seu local é na escola, quase proibindo e ameaçar os seus direitos à liberdade de expressão, do direito à defesa dos seus interesses e do direito à manifestação que são direitos fundamentais e constitucionais. PTP Madeira

O partido entende que a inspecção educativa "tem sido excessivamente colaborativa no arquivamento de processos de directores e ex-directores antidemocráticos e que não respeitaram os direitos dos professores".

Não podemos também esquecer a violência no desporto entre adolescentes e jovens nas várias modalidades especialmente no futebol, uma vergonha o que se passa nos recintos desportivos aos fins de semana, violência envolvendo também alguns professores destacados nos clubes que incentivam esses comportamentos, isto tudo sob as barbas de um secretário regional que tem deixado andar e que por vezes bloqueia a inspecção escolar, hoje vem defender a mesma quando não tem sido actuante como devia.  PTP Madeira