Madeira

MPT propõe desenvolvimento sustentável para aumentar rendimentos das famílias

None

"Estima-se que oficialmente 5.500 famílias precisam de apoio para ter uma habitação", começa por dizer o MPT Madeira através de uma nota de imprensa assinada por pelo coordenador do partido, Valter Rodrigues. 

A aposta do Governo Regional é habitação a custos controlados, em que os preços devem rondar os 200 mil euros (incluindo IMT e outros custos associados). Considerando um casal comprador que tem cerca de 15% do capital necessário sendo o restante da banca, obtém-se uma mensalidade de cerca de 750 euros a 40 anos. Isto significa que para rendimentos familiares líquidos inferiores a 2000 euros/mês, a habitação a custos controlados não resolve".  MPT Madeira

Lembrou que, seguindo a Direcção Regional de Estatística da Madeira, “em 2021, a mediana do rendimento monetário líquido anual por adulto equivalente fixou-se, na RAM, em 9 520 euros”. O que, segundo o MPT Madeira, "perfaz 793 euros/mês (12 meses), logo um ordenado do casal só serviria para pagar a mensalidade da habitação". 

Refere ainda que já demonstrou que "um ordenado que 800 euros não permite sustentar uma pessoa que tenha que pagar habitação, quanto mais para pagar alimentação, educação, água, luz, transportes e medicina de um casal com um filho". 

No seu entender, "urge encontrar soluções para este problema". E, por isso, propõe o desenvolvimento sustentável para aumentar os rendimentos das famílias; desonerar as famílias; alterações dos PDM’s para permitir mais construção; bancos de terras urbanizadas; apoio aos créditos à habitação dos casais jovens e mais habitação social.