Madeira

MPT alerta para necessidade de medidas para o Desenvolvimento Sustentável da Região

None

O MPT afirma que já propôs a seu tempo um pacote de medidas para o Desenvolvimento Sustentável da Região e que urge que estas sejam colocadas em prática.

Num comunicado assinado por Valter Rodrigues, o partido refere que "sem querer menorizar o trabalho meritório dos voluntários (alguns pagos outros não) nas imensas associações existentes na Região, consideramos que eles aliviam os sintomas das enfermidades da Sociedade, sendo que estas moléstias são devido a políticas erradas, pelo que sistematicamente apelamos à participação política como meio de contribuir para a comunidade".

"Os empresários devem perceber que trabalhar é um meio de obter de recursos para sobreviver e viver. Infelizmente, aqui na Região, para a esmagadora maioria dos trabalhadores os ordenados só dão para sobreviver. Volta-se a relembrar que 57% da população regional «Sem capacidade para pagar uma semana de férias, por ano, fora de casa, suportando a despesa de alojamento e viagem para todos os membros do agregado», e 14.3% da população regional «Sem possibilidade de encontro com amigos/familiares para uma bebida/refeição pelo menos uma vez por mês»", lembra o MPT.

Estas são situações que assume ser urgente mudar, aumentando o rendimento dos cidadãos. Para isso, dá como exemplos a desoneração de transportes públicos, cantinas sociais, dormitórios, bem como aumento do salário mínimo. "Estas duas políticas são paliativos da pobreza generalizada. Para resolver esta situação é necessária uma mudança profunda na economia regional, para a qual é necessário tempo", refere Valter Rodrigues.