Madeira

“É um grande privilégio partilhar o palco com a Sofia Escobar"

None

“É um grande privilégio partilhar o palco com a Sofia Escobar, uma artista de renome nacional e internacional”. A afirmação é do responsável pela AOCM – Associação Orquestra Clássica da Madeira, László Szepesi, que irá actuar com a cantora, esta noite, pelas 20h00, no palco principal da 49.ª Feira do Livro do Funchal, que se realiza na Avenida Arriaga.

A cantora será acompanhada por um total de “oito músicos” e irá interpretar “temas de musicais bem conhecidos”, mas também estão previstas “muitas surpresas”, até porque "não é todos os dias que ela está na Madeira".  

O concerto desta noite será especial, sobretudo pelo facto de ser a primeira vez que a AOCM – Associação Orquestra Clássica da Madeira actua com a conceituada artista. 

Esta é a primeira vez que esta formação musical actua com a Sofia Escobar. Estivemos a ensaiar com ela no sábado e no domingo e esperemos que o público e também os artistas que estiverem em palco possam desfrutar de um bom momento musical”. László Szepesi

O concerto, um dos mais aguardados da 49.ª Feira do Livro do Funchal, acontece sob a coordenação de László Szepesi, com arranjos de Luís Lopo. 

Sofia Escobar será acompanhada por Anikó Garantia (piano), Olga Samara (violino), Andrei Ladeichikov (viola de arco), Ana Catanho (flauta), André Costa (clarinete), Romeu Curto (guitarra), László Szepesi (violoncelo) e André (percussão).

Sofia Escobar junta-se à Associação Orquestra Clássica da Madeira para concerto inédito

Espectáculo está marcado para amanhã, dia 27 de Março, às 20 horas, na Feira do Livro do Funchal

Sofia Escobar, Miguel Sousa Tavares e Ruy de Carvalho entre as atracções da Feira do Livro

A 49.ª Feira do Livro do Funchal, que decorre entre os dias 24 de Março e 2 de Abril, na Placa Central da Avenida Arriaga, contará com a cantora Sofia Escobar, o escritor e jornalista Miguel de Sousa Tavares e o actor Ruy de Carvalho entre as atracções da edição este ano.

Sobre a artista 

Sofia Escobar nasceu em 1981, em Guimarães. Estudou canto e representação na Guildhall School of Music and Drama, uma das mais conceituadas escolas de artes europeias. Mais tarde, conseguiu o papel de actriz suplente para a personagem principal de 'O Fantasma da Ópera', peça de Lloyd Webber, onde assumiu o papel principal.

Ganhou o prémio para 'Melhor Actriz num Musical' nos Whatsonstage Theatregoer’s Choice Awards e foi nomeada na mesma categoria nos Laurence Olivier Awards pela sua performance em 'West Side Story'. Foi jurada do 'Got Talent Portugal' entre 2015 e 2016, e actualmente divide a sua vida entre Londres, Madrid e Lisboa.

Há cerca de um ano, a artista lançou o seu primeiro álbum de originais 'Tanto Mais'. 

Na última vez que esteve na Madeira, em Dezembro do ano passado, disse ao DIÁRIO que a promoção deste trabalho discográfico estava a correr "muito bem". 

É o meu primeiro álbum, finalmente. É um sonho antigo que  consegui realizar e felizmente a  recepção tem sido muito boa da  parte do público. Tenho tido muitos concertos e não tenho parado". Sofia Escobar 

Também nessa entrevista concedida ao nosso matutino, em vésperas do concerto de Natal com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, não poupou elogios ao público madeirense, que considera ser "extremamente caloroso e efusivo". 

É um público extremamente caloroso e efusivo, que  ama cultura e que percebe muito  daquilo que está a ver e a ouvir.  Além disso, é um público com sentido crítico e, por isso, a pressão é  diferente. É de louvar o facto de  haver um apoio enorme às artes e  aos artistas da Madeira".  Sofia Escobar 

Re(leia) a entrevista: 

Conheça a programação completa da Feira do Livro para este dia

Saiba que outros assuntos marcam a agenda desta segunda-feira

Às 10h00, a USAM (União dos Sindicatos da Madeira) promove uma iniciativa, no auditório do SPM - Sindicato dos Professores da Madeira - Calçada da Cabouqueira. 

Pelas 10h30, realiza-se a apresentação teatral 'Hora T', no Centro Cultural John dos Passos.

O líder do Chega, André Ventura, visita às 13h30 a Feira do Livro, na placa central da Avenida Arriaga, Funchal. 

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita às 15h00 a casa onde viveu o Imperador Carlos de Áustria. 

"O Museu do Romantismo está em fase final de trabalhos", revela o Gabinete da Presidência.

Neste momento a empreitada encontra-se a correr a um bom ritmo, estando a execução da casa principal, futuro museu, e a antiga cavalariça, futuro espaço dos serviços educativos e biblioteca, a aproximadamente 50% de execução".  Gabinete da Presidência 
O investimento é de 3,8 milhões de euros, comparticipado em pouco mais de 3,2 milhões de euros pelo FEDER".  Gabinete da Presidência 

Também às 15h00, acontece a assinatura de contratos de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE), com a presença da secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, no Salão Nobre do Governo Regional – Avenida Zarco.   

Pelas 16h00, realiza-se a conferência 'Why you are not what you eat', organizada pelo ISOPlexis, no Campus Universitário da Penteada - Sala 13, no piso -1. 

A CDU promove, pelas 16h00, uma conferência de imprensa para a apresentação de uma iniciativa legislativa, junto à antiga escola da Carreira -  Rua da Carreira.  

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria dinamiza, às 18h00, uma iniciativa de teatro de rua para assinalar Dia Mundial do Teatro, na Rua Cidade do Cabo.   

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque preside, às 18h30, no auditório da escola profissional Dr. Francisco Fernandes à cerimónia de entrega de 207 certificados a adultos do Centro Qualifica.

"Serão entregues diplomas aos adultos que concluíram os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no período compreendido entre maio de 2021 e dezembro de 2022", revela o Gabinete da Presidência.

Os 207 diplomas serão entregues a 89 adultos que concluíram os processos de RVCC – nível básico | 9.º ano de escolaridade; 90 adultos que concluíram os processos de RVCC – nível secundário | 12.º ano de escolaridade; 28 adultos que concluíram os processos de RVCC profissional na saída de Electricista de Instalações, nível 2".  Gabinete da Presidência 

Principais acontecimentos registados no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Dador de Sangue 

438 a.C.- Data provável para a inauguração do Parthenon, de Atenas.

1703 -- Fundação da cidade de São Petersburgo.

1713 - Tratado de Utrecht. A Espanha concorda com a cedência de Gibraltar e Minorca ao Reino Unido.

1781 - O intendente-geral Pina Manique impõe a obrigatoriedade da inspeção sanitária a casas de prostituição.

1802 - É assinada a Paz de Amiens.

1809 - Invasões francesas. Começa a investida sobre a cidade do Porto pelo exército de Soult.

1845 - Nasce o cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen, primeiro Nobel da Física (1901), pela descoberta dos Raios X.

1871 - Nasce o escritor alemão Heinrich Mann, autor de "Professor Unrat".

- Disputa-se o 1.º jogo internacional de râguebi da história, entre a Escócia e a Inglaterra. A seleção escocesa é a vencedora.

1929 -Reforma da política de crédito do estado. A Caixa Geral de Depósitos passa a integrar os serviços de crédito e previdência de conta do tesouro ou dos cofres públicos.

1945 - II Guerra Mundial. O general norte-americano Dwight Eisenhower comunica a derrota das forças nazis, na frente Ocidental.

1958 - Nikita Krutschev sucede a Nikolay Bulganin na chefia do Governo da URSS.

1961 - Reunião dos altos comandos militares portugueses, presidida pelo ministro da Defesa, Botelho Moniz, para a "Abrilada", tentativa de golpe contra o ditador Oliveira Salazar.

1962 - É constituída a FNLA, Frente Nacional para a Libertação de Angola, a partir da UPA, de Holden Roberto, e do PDA.

1964 - A força de paz das Nações Unidas assume o controlo de Chipre.

1968 -- Morre, com 34 anos, o astronauta soviético Yury Gagarine, o primeiro homem no espaço.

1975 - É criado o IPE, Instituto de Participações do Estado.

1985 - Morre a fadista portuguesa Maria Albertina. Tinha 75 anos.

1987 - O Partido Renovador Democrático (PRD) apresenta a moção de censura ao Governo de Aníbal Cavaco Silva.

1990 - Portugal torna-se membro da UEO - União Europeia Ocidental.

1992 - A África do Sul suspende a aplicação da pena de morte.

1993 - É reaberto ao tráfego o corredor do Limpopo, linha férrea entre Maputo e Harare, com o restabelecimento da paz em Moçambique.

1995 - O Prémio Camões é atribuído ao escritor brasileiro Jorge Amado.

1996 - A Câmara de Lisboa atribui o nome do ator Mário Viegas à Sala-estúdio do Teatro de São Luiz.

1998 - O Viagra, medicamento contra a impotência masculina, é aprovado pela Food and Drug Administration.

2002 -- Morre, com 66 anos, o ator britânico Dudley Moore, protagonista de "Artur, O Alegre Conquistador".

2004 - A polícia espanhola localiza, em Laganés, arredores de Madrid, a casa onde foram preparados os atentados do dia 11 de março.

- A seleção portuguesa de râguebi sagra-se campeã europeia, com o triunfo sobre a Rússia, por 19-18. É o primeiro título europeu da modalidade para a equipa portuguesa.

2005 - O Governo francês revoga a legislação que, desde dezembro de 1998, proibia a importação de bovinos e embriões originários de Portugal.

2006 -Apresentação das medidas do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa Simplex, dois meses após a sua criação.

- Morre, com 84 anos, Stanislaw Lem, escritor polaco de ficção científica, autor de "Solaris", adaptado ao cinema por duas vezes.

2007 - É fundado o novo partido basco Abertzle Sozialistak Batasuna, considerado próximo do Batasuna (ilegalizado).

- A Presidência da República da Guiné-Bissau confirma a demissão do governo liderado por Aristides Gomes, na sequência da aprovação de uma moção de censura na Assembleia Nacional Popular.

- Morre, aos 95 anos, Faustino Oramas, "El Guayabero", trovador cubano.

- Morre Paul C. Lauterbur, cientista norte-americano, Prémio Nobel da Medicina em 2003, pelo seu contributo para o desenvolvimento da ressonância magnética. Tinha 77 anos.

2008 -A Assembleia da República rejeita um projeto do Bloco de Esquerda que previa o divórcio a pedido de um dos cônjuges e aprova um diploma que reduz de três para um ano o prazo para requerer o divórcio litigioso.

- Morre, aos 80 anos, o jornalista Horácio Caio, primeiro repórter de guerra de televisão em Portugal.

2010 - A Líbia põe fim ao embargo à concessão de vistos aos europeus do espaço Schengen, pouco depois de a União Europeia ter anunciado o levantamento das restrições a cidadãos líbios.

- Morre, com 63 anos, o jornalista, poeta e escritor moçambicano Albino Magaia, que se destacou na luta de libertação de Moçambique.

2011 - Polícia Nacional de Timor-Leste recebe da Missão das Nações Unidas (UNMIT) a responsabilidade pelo policiamento em todo o país.

2012 - Morre, com 88 anos, Millôr Fernandes, escritor, cartoonista e humorista brasileiro. 

2013 - A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade dá formalmente entrada no comité internacional da UNESCO.

2016 - Pelo menos 72 pessoas morrem e dezenas ficam feridas numa explosão ocorrida em Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão. O grupo talibã Jamaat ul Ahrar reivindica o atentado.

- Morre, aos 90 anos, Alain Decaux, escritor e académico francês responsável pelas primeiras transmissões sobre História na rádio e televisão.

2017 - A EDP lança uma Oferta Pública geral e voluntária de Aquisiçãode ações da EDP Renováveis.

2020 - Covid-19: Cabo Verde passa a situação de risco de calamidade, fecha empresas públicas e suspende ligações aéreas e marítimas inter-ilhas de passageiros.

- O general Umaro Sissoco Embaló, autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, declara o estado de emergência no país.

- São classificados como monumento de interesse público a igreja e claustro do Convento de Santo António em Penamacor, distrito de Castelo Branco, a Torre da Lapa, em Lagoa (Algarve), outrora ponto de vigia do litoral algarvio, A Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra e a Igreja da Misericórdia de Coruche (Santarém).

- A Macedónia do Norte passa a ser oficialmente o 30.º Estado-membro da NATO.

2022 - O Benfica conquista pela primeira vez a Taça Federação de basquetebol feminino, ao bater na final da edição 2021/22 o GDESSA por 75-64, em encontro disputado no Pavilhão do Esgueira, em Aveiro.

Pensamento do dia: "Olha para trás e sorri dos perigos passados". Sir Walter Scott (1771-1832), escritor escocês. 

Este é o octogésimo sexto dia do ano. Faltam 279 dias para o final de 2023.