Madeira

PTP exige intervenção do Ministério Público na Escola Hoteleira

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O Partido Trabalhista Português (PTP) na Madeira exige a investigação por parte do Ministério Público à noticiada denúncia de escravidão na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, noticiada com o título "Queixas por discriminação na Escola Hoteleira" na página 15 do DIÁRIO desta sexta-feira.

"A notícia do DN Madeira de hoje sobre a escravidão na Escola Hoteleira é preocupante e o PTP exige que as entidades competentes nomeadamente o Ministério Público investigue profundamente esta questão", começa por exigir uma nota do PTP assinada pelo seu presidente Quintino Costa.

"Para além da questão humana a que estão sujeitos emigrantes, também existe a questão da imagem para o Turismo e a imagem da própria Região Autónoma da Madeira", recorda. "Em 2023 existir uma notícia onde uma escola profissional que era pública e era de referência, que escraviza os trabalhadores, que conta com empresários que colaboraram dessa escravatura é vergonhoso para a Região", lamenta. 

A indignação trabalhista vai mais longe: "Como podemos esperar que os alunos queiram ingressar numa carreira profissional onde já na escola é presenciado situações destas? É necessário que todas as entidades competentes investiguem até ao último pormenor e que não se deixe acontecer o que se passou como no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode que durante décadas esconderam casos de abusos sexual de menores e arquivavam os processos."

Quintino Costa espera que, "desta vez, as entidades competentes tomem as devidas medidas, nomeadamente o Ministério Público e forças com responsabilidades nessa área". E conclui: "Mais uma vez o Partido Trabalhista Português vem por este meio manifestar que a Escola Hoteleira sendo uma escola essencial para a formação de trabalhadores para a área da Hospitalidade e Turismo deve passar o mais rápido possível para a alçada da administração pública, ser uma referência de formação, exemplo de capacitação e valorização de trabalhadores essenciais ao motor económico da Região."