Desporto

FC Porto e Sporting nos 'quartos' da Liga dos Campeões de hóquei em patins

None

FC Porto e Sporting juntaram-se hoje ao Benfica nos quartos de final da Liga dos Campeões de hóquei em patins, enquanto Valongo, Oliveirense e Óquei de Barcelos ficaram perto de o conseguir, à quinta e penúltima jornada.

Se o êxito dos 'dragões' e 'leões' era expectável, o destaque vai para o Valongo que, no Grupo C, conseguiu um histórico êxito na visita ao já apurado FC Barcelona, por 4-3.

Os nortenhos surpreenderam quando chegaram aos 3-0 na Catalunha, antes de o rival recuperar para 3-3. Quando os locais esperavam a reviravolta, o golo decisivo coube a 'Facu' Navarro, que 'bisou' a nove minutos do fim e vingou assim o desaire por 3-2 em Valongo.

O FC Barcelona já garantiu o primeiro lugar, com 12 pontos, enquanto o Valongo e o Forte dei Marmi estão igualados com oito pontos, tendo empatado os dois confrontos entre si. Na derradeira jornada, os portugueses recebem os também italianos do Amatori Lodi, que ainda não pontuaram.

Depois de um começo titubeante, com dois empates na 'poule' B, o FC Porto confirmou o crescimento exibicional e acabou com as esperanças dos espanhóis do Noia, com a goleada por 5-1 a ser materializada por um 'bis' de Reinado Garcia e tentos ainda de Gonçalo Alves, Carlo di Benedetto e Roc Pujadas.

Os 'azuis e brancos' visitam agora os transalpinos do Trissino, que empataram 3-3 no Porto, e com quem vão discutir o primeiro lugar, estando igualados a 11 pontos, ante os cinco do Noia e zero do Sarzana.

O Sporting apurou-se com uma esperada goleada por 6-1 aos franceses do Saint-Omer, com 'bis' de Toni Pérez, João Almeida e João Souto.

Já o Óquei de Barcelos passou no teste contra o seu maior rival, o Reus, com categórico triunfo por 4-1 em Espanha, com tentos de Vieirinha, Alvarinho, André Centeno e Danilo Rampulla.

Com nove pontos, o Óquei de Barcelos recebe na ronda decisiva o Sporting, que lidera, com 10, enquanto o Reus, com sete, se desloca ao recinto do Saint-Omer, com apenas três pontos, expectante quanto ao que se vai passar no Minho.

Já apurado, o Benfica garantiu o primeiro lugar com o empate 2-2 na receção aos galegos do Liceo, com dois remates certeiros de Fran Torres no espaço de um minuto a responder aos tentos dos 'encarnados' Pablo Alvarez e Nicolía.

A Oliveirense aproveitou para ascender ao segundo posto com uma goleada por 4-0 aos espanhóis do Calafell, com dois golos de Jordi Adroher, um de Tomás Pereira e outro de Xavi Cardoso.

Com 11 pontos, o Benfica avança em primeiro, enquanto a Oliveirense (sete) vai ter de defender, na Corunha, o ponto de vantagem que tem para o Liceo (seis), a quem só a vitória interessará.

A sexta e definitiva ronda disputa-se em 13 de abril.