Mundo

Brasil e Paraguai destroem 53 hectares de culturas de marijuana em dois dias

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Uma operação policial entre o Brasil e Paraguai levou à destruição de 53 hectares de culturas de marijuana em território paraguaio em dois dias, impedindo a venda de 159 toneladas da erva, anunciou quarta-feira a Polícia Federal brasileira.

Os resultados da operação antinarcóticos foram o resultado da fase 36 da chamada Operação Nova Aliança, um acordo de cooperação entre as autoridades dos dois países para combater a produção de marijuana nas zonas fronteiriças.

A nova fase da "operação começou na passada segunda-feira e nos seus dois primeiros dias de trabalho permitiu a erradicação de mais de 159 toneladas de drogas e a destruição de seis campos que serviram de base a traficantes de droga em 53 hectares de plantações de marijuana", disse a Polícia Federal num comunicado.

A Polícia Federal brasileira acrescenta que apreenderam 660 quilos de marijuana que estava pronta para distribuição e quinze quilos de sementes de marijuana.

A Operação Nova Aliança envolve a cooperação de agentes da Polícia Federal Brasileira e da Secretaria Nacional Antidroga do Paraguai (Senad), e é apoiada pelo Ministério Público paraguaio e pela Força Tarefa Conjunta.

A Polícia Federal explicou que, sendo esta uma operação em território paraguaio, a sua responsabilidade é oferecer todo o apoio logístico possível, bem como financiar as tarefas de combate ao tráfico de droga.

As operações em território paraguaio têm "observadores brasileiros para acompanhar o trabalho, que se concentra na incineração de milhares de pés de narcóticos, bem como na destruição dos campos de traficantes localizados no país vizinho".

Segundo a Polícia Federal, nos últimos dois anos de trabalho conjunto, os dois países erradicaram 10.757 toneladas de marijuana que se destinavam a organizações criminosas de tráfico de droga no Brasil.