Madeira

Ministro da Cultura faz visita oficial à Madeira

Pedro Adão e Silva vem à Feira do Livro e reúne-se com o Representante da República

None
Gerardo Santos / Global Imagens

Há mais de uma década que um ministro da Cultura não faz uma visita oficial ao arquipélago. Pelo meio, Graça Fonseca, veio, a 26 de Abril de 2021, entregar a Medalha de Mérito Cultural a Lourdes Castro, mas numa cerimónia reservada

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visita, pela primeira vez, a Região Autónoma da Madeira. Do programa do governante socialista consta uma passagem pelo Palácio de São Lourenço, no dia 24 de Março, pelas 13 horas, para um encontro com o Representante da República, e uma passagem pela Feira do Livro no Funchal, conforme anunciado aquando da apresentação deste evento cultural da capital madeirense, que decorre entre 24 de Março e 2 de Abril.

Sofia Escobar, Miguel Sousa Tavares e Ruy de Carvalho entre as atracções da Feira do Livro

A 49.ª Feira do Livro do Funchal, que decorre entre os dias 24 de Março e 2 de Abril, na Placa Central da Avenida Arriaga, contará com a cantora Sofia Escobar, o escritor e jornalista Miguel de Sousa Tavares e o actor Ruy de Carvalho entre as atracções da edição este ano.

A última vinda um ministro com esta tutela à Madeira, apresentada e divulgada como oficial e com reuniões com as entidades regionais, deu-se há mais de uma década. Falamos da socialista Gabriela Canavilhas, que integrou o governo de José Sócrates, e que em 2011 fez a sua primeira visita oficial ao arquipélago, tendo com um dos pontos altos do seu programa a participação na conferência intitulada ‘A escola transmissora de Cultura’.

No XIX Governo Constitucional, de Pedro Passos Coelho, 2011-2015, a área ficou entregue a Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura, mas não houve qualquer visita governamental à ilha da Madeira.

João Soares, Ministro da Cultura, do governo de António Costa, chegou a ter prevista uma passagem pela ilha da Madeira, mas antes que tal pudesse acontecer foi forçado a se demitir, após as polémicas declarações na sua página da rede social Facebook, em que prometeu “duas bofetadas salutares” ao crítico Augusto M. Seabra e também a Vasco Pulido Valente. Saiu em Abril de 2016. Esteve no cargo apenas quatro meses.

Pelo meio, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, veio, a 26 de Abril de 2021, entregar a Medalha de Mérito Cultural a Lourdes Castro, artista madeirense titular de um espaço insubstituível na história da arte mundial. Esta foi, no entanto, uma cerimónia reservada, que teve lugar na residência da artista. A governante não teve, durante o período em que esteve na Região, nenhum momento oficial na agenda. 

Ministra da Cultura entrega Medalha de Mérito Cultural a Lourdes Castro

Artista portuguesa ocupa espaço insubstituível na história da arte mundial

Apesar de a área cultural estar regionalizada, o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), apoia quatro projectos de artes performativas na Região, de um total nacional de 160 projectos, no domínio da criação e edição, com um financiamento de 3,2 milhões de euros. Esta também uma das razões que justifica agora a vinda governamental de Pedro Adão e Silva à Região.

DGArtes vai apoiar quatro projectos de artes performativas na Madeira com 90 mil euros

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 160 projectos de artes performativas, no domínio da criação e edição, com um financiamento de 3,2 milhões de euros, anunciou hoje aquele organismo.

https://www.dnoticias.pt/2022/2/15/296901-dgartes-vai-apoiar-quatro-projectos-de-artes-performativas-na-madeira-com-90-mil-euros/