Mundo

'Rede britânica' de tráfico de cocaína estabelecida na Bélgica vai a julgamento

None

Uma rede com 22 pessoas, incluindo 12 britânicos, que alegadamente traficavam cocaína através do porto de Antuérpia, na Bélgica, e usavam alojamentos locais para armazenar a droga, vai ser levada a julgamento, anunciou hoje a procuradoria da cidade flamenga.

O julgamento deverá ocorrer nos próximos meses no Tribunal Criminal de Antuérpia, segundo a mesma fonte.

A rede de tráfico foi alvo de uma primeira repressão da polícia belga no final de 2021, e usava alojamentos alugados através das plataformas como Airbnb ou Booking.com como locais de armazenamento, informou a procuradoria em comunicado.

O Ministério Público de Antuérpia anunciou, em 28 de novembro de 2021, a descoberta de aproximadamente 580 quilos de cocaína numa casa na localidade de Kalmthout, próximo da fronteira com a Holanda.

Seis homens de nacionalidade britânica, originários de Londres, foram então presos.

A investigação conseguiu estabelecer que esta rede importava, através do porto de Antuérpia, "grandes carregamentos de cocaína", observou a promotoria sem mais detalhes, e houve 15 outras prisões em 2022.

Agora, foram levados a tribunal 22 suspeitos, com idades entre os 21 e os 54 anos, segundo a mesma fonte, dos quais 12 britânicos, oito belgas, um holandês e um surinamês.

Em 2022, a alfândega belga intercetou quase 110 toneladas de cocaína no porto de Antuérpia, um novo recorde.

A Bélgica e a vizinha Holanda são as principais portas de entrada na Europa para a cocaína vinda da América do Sul.