A Guerra Mundo

Olaf Scholz diz que decorrem contactos com Kiev sobre segurança

Foto EPA/CLEMENS BILAN
Foto EPA/CLEMENS BILAN

O chanceler alemão Olaf Scholz disse hoje que a Alemanha e outros parceiros estão em conversações com Kiev sobre "futuros compromissos de segurança" para a Ucrânia. 

Scholz referiu-se a "conversações" com Kiev sobre "futuros compromissos" em questões de "segurança", mas não especificou nem detalhou o plano, tendo criticado o chefe de Estado russo pela agressão militar em território ucraniano.   

"Estará [Vladimir] Putin pronto para negociar um regresso aos princípios e a uma paz justa? De momento, não há qualquer indicação disso", afirmou Sholz no Parlamento alemão (Bundestag), em Berlim criticando atos ameaçadores de Moscovo como a suspensão do acordo do Novo Start.

A Rússia suspendeu na semana passada o acordo (Novo Start) sobre a proliferação de armamento que ainda vigorava com os Estados Unidos.

No mesmo discurso, o chanceler alemão apelou ainda à República Popular da China para não fornecer armamento "ao agressor russo".

"A minha mensagem é clara: façam uso da vossa influência para exigir a Moscovo a retirada das tropas russas. Não forneçam armas ao agressor russo", declarou Scholz no Bundestag.