A Guerra Mundo

Rússia revela ataque de 'drones' contra várias regiões do seu território

None

As autoridades afirmaram hoje que caiu pelo menos um 'drone' perto de uma "infraestrutura civil" na cidade russa de Kolomna, na região de Moscovo, bem como em outras regiões do seu território.

O governador da região de Moscovo, Andrei Vorobiov, disse que o incidente ocorreu "perto da vila de Gubastovo" e acrescentou que "o objetivo era provavelmente uma infraestrutura civil", embora não haja registo de feridos ou de danos materiais.

O Ministério da Defesa da Rússia também acusou o regime de Kiev de "tentar usar dispositivos aéreos não tripulados para atacar a infraestrutura civil no território de Krasnodar e na República de Adigueya".

"Os 'drones' foram eliminados por unidades eletrónicas de guerra das Forças Armadas russas", anunciou o Ministério, num comunicado.

As autoridades militares russas informaram que "os 'drones' perderam o controlo e desviaram-se da sua rota de voo", esclarecendo que "um deles caiu num campo e um outro não chegou a alcançar uma infraestrutura civil".

Para já, a Ucrânia não assumiu qualquer responsabilidade nestes incidentes.

Horas antes da queda dos 'drones', o aeroporto de Purovo, na cidade russa de São Petersburgo, suspendeu brevemente as suas operações devido a "um objeto não identificado", de acordo com serviços de emergência, que acrescentaram que dois aviões de combate foram deslocados para a área.

A decisão inicial foi o encerramento do espaço aéreo num raio de 200 quilómetros à volta do aeroporto de Pulkovo, obrigando ao desvio de vários voos.

O presidente da Câmara da cidade russa de Belgorod, Valentin Demidov, confirmou a evacuação de um arranha-céu, depois de "um drone ter entrado pela janela de um apartamento".

Nos últimos meses, a Rússia denunciou vários ataques de 'drones' contra aeródromos e outros alvos no seu território, especialmente em áreas próximas da fronteira com a Ucrânia.