A Guerra Mundo

Espanha vai enviar para a Ucrânia seis tanques 'Leopard'

None
Foto Radovan Stoklasa / Reuters

A Espanha vai enviar para a Ucrânia seis carros de combate 'Leopard 2A4' que já não estavam em serviço e estão a ser reparados pelo Exército espanhol, anunciou hoje a ministra da Defesa.

"A Espanha está a reparar um pelotão" de seis tanques 'Leopard 2A4' "para os atualizar e integrar aos outros" veículos dos países ocidentais na Ucrânia, declarou Margarita Robles ao Parlamento, sem adiantar detalhes sobre o calendário da entrega dos blindados.

A ministra espanhola também garantiu que "se for necessário" e outros países que colaboram militarmente com a Ucrânia o pedirem, Madrid poderá reparar outros tanques deste tipo para os enviar a Kiev.

Armazenados numa base militar de Saragoça, no norte de Espanha, alguns dos 'Leopard 2A4' "já não eram utilizados por não terem sido reparados desde 1990", sublinhou a ministra, que já havia referido no passado o "estado lamentável" de alguns destes tanques.

Depois de ser pressionado para permitir o envio de tanques para a Ucrânia, o chanceler alemão, Olaf Scholz apelou na sexta-feira, durante a Conferência de Segurança de Munique, aos seus aliados que entreguem os tanques prometidos a Kiev.

A assistência militar à Ucrânia "implica que todos os que podem fornecer tais tanques de guerra realmente o façam", disse Scholz.

Segundo alguns especialistas, os tanques 'Leopard' podem ter um efeito decisivo no campo de batalha e são esperados pelas forças ucranianas, que temem uma grande ofensiva militar russa nas próximas semanas.