A Guerra Mundo

Estudo conclui que reputação global da Rússia afundou com invasão e Ucrânia ganhou influência

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A reputação mundial da Rússia caiu drasticamente no último ano devido à invasão militar da Ucrânia, enquanto o conflito aumentou significativamente a influência de Kiev, indica o Índice Global Soft Power 2023, publicado hoje. 

De acordo com o estudo anual sobre a perceção da imagem de 121 países elaborado pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, a Rússia desceu quatro lugares, de 9.º para 13.º lugar no índice geral. 

Na categoria de Reputação, a Rússia caiu da 23.ª para a 105.ª posição, tendo a imagem deteriorado consideravelmente ao nível do ambiente de negócios, valores humanos e relações com outros países. 

Pelo contrário, a Ucrânia passou a beneficiar de maior reconhecimento e influência internacional, incluindo na admiração da liderança de Volodymyr Zelensky, propulsionando o país de 51.º para 37.º lugar na classificação geral. 

"Quando os países se voltavam para o 'soft power' ['poder suave'] para recuperar o comércio e o turismo após uma crise de saúde devastadora, a ordem mundial foi perturbada pelo '???????poder duro' da invasão russa da Ucrânia", salientou o presidente da Brand Finance, David Haigh, num comunicado.

Nos três primeiros lugares permanecem os Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, enquanto o Japão ultrapassou a China na subida para o quarto lugar. 

Os Emirados Árabes Unidos subiram para 10.º posto, sendo o primeiro país do Médio Oriente a subir ao top 10, superando países como Espanha, Austrália e Coreia do Sul.

Portugal subiu dois lugares, para 30.º lugar, com destaque para os indicadores "líderes em desporto" e "simpatia" da população. 

Angola subiu para a 111.ª posição (114.ª em 2022) e Moçambique para 114.ª (117.ª), mas continuam nos últimos 11 lugares do Índice. Nos últimos três lugares estão Uganda, Guatemala e, no fim, o Zimbabué. 

O Índice baseia-se numa amostra representativa de mais de 100.000 pessoas em mais de 100 mercados em todo o mundo e que mede as perceções de 121 'marcas' de países.

O estudo vai ser lançado hoje em Londres, na Conferência Global Soft Power Summit 2023, que terá entre os intervenientes o antigo primeiro-ministro britânico Boris Johnson, a primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, e o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.