Madeira

Trabalhadores da Águas e Resíduos da Madeira convocam greve para 10 de Abril

None

Os trabalhadores da empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM) decidiram convocar uma greve para 10 de abril caso não recebam os aumentos salariais acordados e respetivos retroativos, anunciou hoje o Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente.

A decisão foi tomada nos plenários realizados na quinta-feira e na sexta-feira, nos quais os trabalhadores "manifestaram descontentamento e até revolta pelo facto de ainda não terem recebido os aumentos salariais e os retroativos, atendendo a que já foram acordados em janeiro", indica o sindicato em comunicado.

O Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente (SITE) salienta que os trabalhadores repudiaram o facto de a ARM ainda não estar a aplicar a revisão do Acordo de Empresa (AE), que prevê aumentos salariais.

Por questões de "burocracia", a administração da ARM "pela terceira vez adiou a data para a formalização final do texto da revisão do AE, de 07 de fevereiro para 28 de fevereiro e agora para o final de março", acrescenta.

Os trabalhadores da ARM decidiram, assim, convocar greve para o dia 10 de abril caso a formalização da revisão do AE não seja concretizada até ao fim deste mês.

Além disso, reivindicam que a aplicação da dispensa ao serviço no dia de aniversário do trabalhador deve reportar-se a 01 de janeiro, pelo que a empresa deve conceder um dia de dispensa aos trabalhadores que celebraram aniversário desde aquela data.

A empresa pública Águas e Resíduos da Madeira, detida a 100% pelo Governo Regional e com cerca de 800 trabalhadores, é responsável pela gestão das águas e dos resíduos em alta em toda a região autónoma e em baixa apenas em cinco concelhos, sendo que nos restantes seis o serviço é da responsabilidade das respetivas câmaras municipais.